Comunidade São José de Anchieta, comemora festa do Padroeiro!

A A
Conheça a comunidade São José de Anchieta, pertencente ao Santuário São Judas Tadeu, que no próximo dia 09 de junho, comemorará a festa de seu padroeiro.
Publicado em: 01/06/2015 - 11:00
Créditos: Redação.

Neste ano, 2015, quando se comemora um ano de canonização de São José de Anchieta, e sua indicação como co-padroeiro do Brasil, a Comunidade São José de Anchieta, pertencente ao Santuário São Judas Tadeu, realiza novena em preparação a Festa de seu Padroeiro, no dia 9 de junho.

Durante nove semanas, até a semana da Festa do Padroeiro, a imagem da Imaculada Conceição visita as famílias da Comunidade. Até o encerramento da novena, dezenas de famílias rezam em suas casas, pedindo a intercessão da Virgem Maria e de São José de Anchieta, para alcançar junto a Deus as graças que desejam e necessitam.

Esta comunidade, foi fundada em dezembro de 1978, com a realização de uma Novena de Natal. Na época, pe. Rudy Mildner ,scj, era o pároco do Santuário São Judas Tadeu, a qual a Comunidade pertence. No ano seguinte, 1979, alguns moradores da rua Taquaruçu, formaram um grupo de crianças para receber a catequese, e iniciaram um grupo de oração nas casas. O sr. Olímpio Colpani e dona Maria Colpani, ofereceram sua residência para a celebração de Missas.

A princípio, a Comunidade não possuía nenhum nome específico, era considerada apenas como uma ação pastoral na área periférica do Santuário São Judas Tadeu. E no ano de 1980, passou a ser considerada uma Comunidade Eclesial pelo Santuário. Com a beatificação de José de Anchieta no mesmo ano, as pessoas que faziam parte dessa Comunidade Eclesial, o escolheram como padroeiro, pela devoção que possuíam à Nossa Senhora Imaculada Conceição, e por São José de Anchieta, ter sido um dos primeiros catequistas do Brasil. Os membros da Comunidade, naquele tempo, pensavam que essas características tinham um vínculo forte com o início de sua caminhada, e a iniciação da Comunidade. Assim, a então considerada Comunidade Eclesial, passou a ser Comunidade Beato José de Anchieta. Nesse ano, padre Claudio Weber, scj assumiu como novo pároco do Santuário São Judas Tadeu.

A Comunidade cresceu e a moradia do casal Colpani já não cabia mais tantos que iam participar das Missas. Ao ver o crecimento dessa Comunidade, a Cúria comprou uma casa na mesma rua para abrigar a sede, que foi inaugurada em 30 de outubro de 1983, recebendo como patrono o padre José de Anchieta, que havia sido beatificado em 1980.

A Comunidade ganhou mais força e, além da Catequese e do Grupo de Oração, criaram-se o Clube de Mães e outras pastorais. Em 2001, o Ministério de Música foi fundado, e logo em seguida, o Grupo de Teatro Anchieta.

Atualmente, a Comunidade Beato José de Anchieta conta com as seguintes pastorais, além de seu CPC: um grupo de catequese de Primeira Eucaristia (primeiro ano); uma grupo de catequese de Crisma; ministério de música; Clube de mães; quatro ministras da eucaristia; Grupo de Jovens Anchieta; Pastoral dos Coroinhas; distribuição de cestas básicas; e promoção de eventos, como a Festa do padroeiro, a Festa “Julina” e tardes culturais.

Com a canonização de seu patrono, no dia 3 de abril de 2014, a Comunidade passou a chamar-se São José de Anchieta.

As novenas em honra a São José de Anchieta, que moldam a preparação para o dia do padroeiro, já estão acontecendo. A Missa de encerramento das novenas acontecerá no dia 7 de junho. No dia 9, dia de São José de Anchieta, acontecerá a Celebração Eucarística festiva e solene, às 20h. Ao termino da Santa Missa terão barracas de lanches e de lembranças devocionais de Anchieta.

A Comunidade, localiza-se na Rua Taquaruçu, 369 – Jabaquara.