‘A PUC-SP está no coração da Igreja e a serviço da sua missão’

A A
Afirmou o Cardeal Scherer, durante celebração pelos 75 anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Publicado em: 24/08/2021 - 15:30
Créditos: Redação

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na sexta-feira, 20, abriu as comemorações dos 75 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A Eucaristia reuniu professores, alunos, administradores e colaboradores da instituição, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, também conhecida como Capela da PUC, anexa ao campus Perdizes, na zona Oeste da Capital

Fundada em 22 de agosto de 1946, a PUC-SP é mantida pela Fundação São Paulo e surgiu da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, fundada em 1908, e da Faculdade Paulista de Direito. Em 1947, o Papa Pio XII concedeu à universidade católica o título de pontifícia, de modo que em seus estatutos há o compromisso de que suas atividades sejam regidas pelos princípios da doutrina católica e fiéis aos ensinamentos da Igreja nas questões de fé e de moral.

Edificação do Reino de Deus

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que, como universidade pontifícia, a PUC-SP está ligada ao Papa e, portanto, “está no coração da Igreja e a serviço daquilo que é próprio da sua missão”.

O Arcebispo, que também é Grão-Chanceler da instituição, acrescentou que a PUC-SP contribui para a edificação do Reino de Deus a partir daquilo que lhe próprio como universidade. “A PUC-SP não é como um colégio, uma paróquia ou um mosteiro. É uma universidade, aberta a universalidade do pensamento, confrontos e ideias”, afirmou.

Esses aspectos são salientados na descrição da missão da intuição: “No cumprimento de sua missão, a PUC-SP orienta-se, fundamentalmente, pelos princípios da doutrina católica. Dentro desse espírito, assegura a liberdade de investigação, de ensino e de manifestação de pensamento, objetivando sempre a realização de sua função social, considerada a natureza e o interesse público de suas atividades”.

“Como comunidade acadêmica, a PUC-SP é sinal da sociedade que desejamos, com valores altos, da busca da convivência. É sinal de esperança e de paz”, sublinhou o Cardeal, reforçando que todos que fazem parte da Universidade, estudantes, docentes, administradores e demais profissionais, são chamados a fazer a sua parte para que a PUC realize sua  missão. 

Compromisso com o saber

No fim da celebração, a reitora da PUC-SP, Maria Amalia Pie Abib Andery, enfatizou o compromisso da Igreja Católica com a educação, recordando que as primeiras universidades nasceram no ambiente eclesiástico.

“A Igreja Católica sempre esteve comprometida com a formação de consciências por meio do conhecimento, do incentivo à pesquisa e à produção cientifica oferecidos não apenas à sua comunidade, mas ao mundo”, afirmou a Reitora, recordando as centenas de  milhares de alunos e professores que passaram pela PUC-SP durante esses 75 anos e que deram e dão sua contribuição para construir uma sociedade melhor.

Evento acadêmico

As comemorações do jubileu da PUC-SP continuarão com a realização de um evento acadêmico na próxima terça-feira, 24, às 18h, na qual serão recordados os momentos marcantes da história da instituição e seu legado para a sociedade.

Participarão desse evento o Cardeal Scherer, a Reitora, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. 

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO