São Luís Maria Grignion De Montfort

A A

Data da fundação

05/04/1997

Setor

Jaraguá

Endereço

 Rua Doutor Carmelo D'Agostino , 149 , Jardim Rincão

Contato

 (11) 3941-1868
 Atendimento da secretaria
Terça-feira
09
00
12
00
Terça-feira
13
00
17
00
Quarta-feira
09
00
12
00
Quarta-feira
13
00
17
00
Quinta-feira
13
00
17
00
Sexta-feira
13
00
17
00
Sábado
09
00
12
00
Sábado
13
00
17
00
Breve história 

Em 1964 o Jardim Rincão era uma grande fazenda que tinha como dono o Seu Prado, ele não morava ali e tomou a decisão de contratar um casal de Corretores para lotear as suas terras e chamar famílias para habitarem a nova região.
Os corretores eram o casal Carlos e Isabel Moradei que saíram da Mooca para morarem em um novo lugar: cheio de pedras, eucaliptos e um córrego que manava água pura e fresca. Isabel era muita devota de São Judas Tadeu, ao qual logo aproveitou para doar uma parte do terreno para a construção dum bonito Cruzeiro, que mais para frente tornaria-se a Paróquia São Luis Maria Grignion de Montfort.
 Começaram a chegar as famílias. Pronto! Já tinha terra, gente e muita devoção... encontro certo para se fazer do lugar um novo bairro, uma nova comunidade. Em Julho de 1966 o Rincão já recebia a visita do Pe. Otávio que vinha do Jaraguá, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, pilotando a sua lambreta e celebrava as primeiras missas e reunia os primeiros moradores para juntos rezar.

No ano de 1969 chega o Pe. Humberto, missionário monfortino. Um holandês que encontrou um lugar muito diferente do que era acostumado: um bairro sem luz, água e nem mesmo uma mercearia. As famílias tinham que fazer compras na Parada de Taipas, na loja dos japoneses.
Mas o Jd. Rincão reunia belezas e característias próprias, como os morros cheios de pedras e rochas e a plantação de eucalipto da Família Branco que tomava grande parte da região que hoje é chamada de City Jaraguá. Eram tantos eucaliptos, que as primeiras missas no cruzeiro eram celebradas de baixo de uma tenda improvisada de pau a pique ou na casa da D. Elena, ao qual mais tarde o Pe. Humberto se encantou e fez do Eucalipto o símbolo do Rincão, ressaltando anos depois a decoração da Igreja já construída.
 O nome do Pe. Humberto era: Pe. Humberto Construção! A partir de 1969 o Rincão tornou-se um canteiro de obras: desde a canalização das bicas, a 1ª creche, a quadra e o parquinho, a piscina, a Igreja e o salão e também a construção do Reino de Deus e as novidades da Boa Nova para todas as famílias do bairro.
 A alegria maior do Pe. Holandês eram as crianças. O seu olhar era direcionado com um tom ainda mais acariciado e ele fazia de tudo para caprichar no jeito criativo de cativar e evangelizar a criançada da região: ele fazia animadas gincanas; trazia musicas novas com gestos e danças para serem apresentadas na catequese e nas missas; viajava muito para o interior de São Paulo e alugava ônibus ou levava as crianças de trem para passarem alguns dias de férias nas casas de famílias ou as dividia em seminários e conventos; mesmo longe, o Pe. Construção não se esquecia de separar os doces (pés de moleque e balas) para entregar a todas as crianças após a missa. Reunindo tantas histórias, o que faz do Pe. Humberto um amigo cativante não foi somente o que ele fez, mas também o que ele era: um homem de valores e sensibilizado com a realidade do bairro e com a história de cada família que ali vivia.
 Junto com o seu Deraldino e equipe, o nosso padre ergueu uma grande comunidade no nosso bairro priorizando diversos trabalhos como catequese, teatro, perseverança, a creche e construções. E o bairro do Jd. Rincão a cada dia foi crescendo mais, com a ajuda de muitos moradores e após quarenta anos temos hoje o nosso bairro, a nossa Igreja e a nossa História... recheada de tantos outros momentos felizes e de muita luta que faz de todos nós Peregrinos do Senhor rumo a casa do Pai.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Luís Maria Grignion De Montfort
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Luís Maria Grignion De Montfort

Sacramentos

Confissões