Sem justiça e direitos não há fraternidade

A A
Mesmo com o termômetro apontando para os 35ºC, centenas de pessoas compareceram na apresentação regional da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.
Publicado em: 17/02/2016 - 14:30
Créditos: Renata Moraes

Mesmo com o termômetro apontando para os 35ºC, centenas de pessoas atenderam ao chamado da Região Brasilândia e compareceram na apresentação regional da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Setor Pastoral Nova Esperança, na tarde do domingo, 14.

Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como a fonte e correr a justiça como riacho que não seca” (Am 5,24), a Campanha trata da situação do saneamento básico no Brasil. Este ano é ecumênica, sendo coordenada pela CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Concentrados na rua João Melo Câmara, em frente ao palco cedido pela Prefeitura de São Paulo, os fiéis dos setes setores pastorais deram seu testemunho público de fé.

Na abertura, a equipe regional da CFE 2016, representada por Célia Aparecida Leme, exortou os lei os sobre a importância do tema da Campanha. “O que nos motivará para o encontro e ação conjunta é a preocupação com o cuidado com a casa comum, o lugar onde habitamos, pois a casa comum é o maior presente que Deus nos deu”.

A mensagem central transmitida a todos foi a de que o cuidado com a casa comum não depende apenas do poder público, mas exige uma profunda mudança na forma com a qual as pessoas se relacionam com os recursos naturais.

Representantes dos setes setores pastorais apresentaram reflexões sobre os principais problemas relacionados ao meio ambiente e às injustiças sociais em que vivem.

Os possíveis impactos das obras da Linha 6 do Metrô na Freguesia do Ó, os alagamentos causados pelas fortes chuvas e a ausência da infraestrutura adequada, o descarte inadequado do lixo, a degradação ambiental por conta das obras do Rodoanel Norte e os inúmeros casos de dengue na Região foram algumas das preocupações apresentadas em forma de teatro.

A apresentação regional da Campanha foi finalizada com missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e concelebrada pelo clero atuante na Região.

O Bispo salientou sobre este tempo litúrgico. “O tempo quaresmal é um convite à conversão e à mudança de vida”. Sobre a CFE 2016, Dom Devair exortou os fiéis a refletirem como estão cuidando da casa comum. “O problema do saneamento básico é de todos nós, não só do governo. Pede-nos uma mudança de hábitos dos adultos, como diminuir o tempo no banho, e de ensinar às crianças desde cedo, promovendo a conscientização”.

Ao final da celebração, o Bispo afirmou que a Campanha da Fraternidade tem o papel de conscientizar e transformar. “Que a Região Brasilândia possa se destacar pelas mudanças e pelo cuidado com o meio ambiente”.