‘Santo Antônio nos ensina a viver a paz’

A A
Na Vila Brasilândia, devotos de Santo Antônio festejam o padroeiro, no dia 13
Publicado em: 17/06/2015 - 15:45
Créditos: Renata Moraes

Inspirados pelo Ano da Paz, da CNBB, os fiéis da Paróquia Santo Antônio, da Vila Brasilândia, escolheram a temática “Santo Antônio, homem da paz e do bem, rogai por nós”, para celebrar a trezena em honra ao padroeiro, festejado no sábado, 13. As comemorações iniciaram-se em 29 de maio, no aniversário de 61 anos da Paróquia. No dia 30, houve missa com a coroação de Nossa Senhora e o hasteamento da bandeira de Santo Antônio, simbolizando o início dos festejos. Para fazer memória das virtudes e dos ensinamentos do Santo que morreu aos 36 anos, e viveu em função do anúncio do Reino de Deus, em cada noite da trezena as missas foram presididas por padres convidados com o nome de Antônio ou que são frades franciscanos.

“Doutor da Igreja”, “Fidelíssimo Filho de São Francisco”, “Amigo da Pobreza”, “Homem de Fé e de Amor para a Santa Eucaristia”, “Propagador da Fé” e “Restaurador da Paz”, foram alguns títulos de Santo Antônio refletidos junto aos fiéis durante a trezena. No dia 13, aconteceram cinco missas e antes da última, a procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas da Vila Brasilândia, conduzida pelo Padre José Renato Ferreira, pároco, que fez reflexões sobre a vida do Santo de Pádua, e também sobre as questões de violência, saúde e a falta de moradia que assolam os moradores da região.

Padre José Renato, que assumiu a Paróquia no início deste ano, animou a comunidade e exortou a todos à verdadeira promoção da paz. “Santo Antônio nos ensina a viver a paz, a paz em plenitude, a paz consigo mesmo e a paz entre os irmãos e na comunidade. Temos que aprender de Antônio, que aprendeu de Jesus”, expressou o Sacerdote. Na homilia, o Pároco relembrou os sermões e temas refletidos na novena e parabenizou a vivacidade e participação de toda a comunidade, durante os dias festivos. Ao final da celebração, Padre José Renato agradeceu o empenho dos fiéis.

Estes retribuíram com uma homenagem ao pároco, ao Padre Márcio Chen, vigário paroquial, e ao diácono Rogério Lopes Camargo. Os pães de Santo Antônio foram distribuídos para a assembleia e os participantes puderam, ainda, partilhar os 30 bolos feitos pelos confeiteiros da paróquia.