Sagrada Família é inspiração para jovens em Pirituba

A A
Tríduo de Natal, realizado entre 17 e 19 de dezembro pelo Movimento Escalada Pirituba, em comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Retiro.
Publicado em: 07/01/2016 - 15:00
Créditos: Renata Pereira

Quando São Mateus escreveu sobre o nascimento de Jesus, provavelmente já imaginava a importância de tal relato, mas talvez não pensasse que séculos depois cada momento da vida de José, Maria e do nascimento do Salvador pudesse ser recordado em encontros de jovens.

Foi isso o que aconteceu no tríduo em preparação para o Natal, realizado entre 17 e 19 de dezembro pelo Movimento Escalada Pirituba, em comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, no Setor Pereira Barreto. Em todos os encontros, a mensagem principal passada pelos jovens é que Jesus deve nascer no coração das pessoas e para isso é preciso seguir o exemplo de José e Maria.

“Precisamos ser muito mais como José, que preparou a família; ser como Maria, que foi ao encontro do projeto de Deus, e como Jesus, que desde o primeiro momento neste mundo se tornou luz”, avaliou Arthur Corrêa, coordenador do encontro Escalada de 2016. No primeiro dia dos encontros, os jovens comentaram sobre a importância de José e como amou, incondicionalmente, a Jesus e a Maria. Houve, ainda, o depoimento de um pai, que usa o exemplo de José para a construção de sua família.

Maria foi destacada no segundo dia do encontro. Em formato de teatro, a equipe mostrou como o mundo está cheio de “Marias” atuais, que mesmo diante das dificuldades dizem sim ao projeto de Deus. Na ocasião, uma adolescente contou sua experiência em ser mãe tão jovem e as diversidades encontradas para assumir seu filho.

Para encerrar, no terceiro dia, houve um musical sobre o nascimento de Jesus. “Como o tema foi a Sagrada Família, os jovens participaram e levaram também suas famílias, o que foi muito marcante. As pessoas se entregaram bastante nesses dias. A sensação foi de que agora eu sei como devo fazer para que o Natal aconteça todos os dias”, ressaltou Isabella Camaor, integrante do Movimento.

A mãe de um dos jovens, Luciane Fátima Ferreira, que participou pela primeira vez do tríduo, sentiu-se emocionada. “A lição que ficou é que a família é a base e o pilar de tudo. Não somos nada sem nossos pais. Percebi que os jovens ali reunidos preservam suas famílias e sabem que a jornada da vida não é fácil, mas têm a certeza de que não estão sozinhos”, comentou.

Foto: Carolina Leandro