Região Brasilândia acolhe seu novo vigário episcopal

A A
<p>Nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 10 de dezembro, Dom Devair teve sua ordenação episcopal no último dia 01 de Fevereiro, em Franca (SP)</p>
Publicado em: 11/02/2015 - 10:15
Créditos: Redação

Na tarde do sábado, 7, na Paróquia São Luis Gonzaga, em Pirituba, toda a Região Episcopal Brasilândia se reuniu para dar as boas-vindas ao seu novo pastor e vigário episcopal Dom Devair Araújo da Fonseca.

A igreja estava lotada de fiéis leigos, coordenadores de pastorais, padres e díaconos, religiosos e religiosas. Também estavam presentes os familiares de Dom Devair, assim como os fiéis paroquianos da cidade de Orlândia (SP) e de Franca (SP), que traziam cartazes e banners em forma de gratidão pelos trabalhos prestados na Diocese de Franca.

A missa foi presidida pelo próprio acolhido, e concelebrada por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e primeiro bispo regional da Brasilândia, e por dom Carlos Leme Garcia, também bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e Universidade, além de vários padres, entre eles, o Padre Neil Charles Crombie, vigário geral na Região.

Dom Devair foi apresentado ao seu novo rebanho pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, antes do início da missa. Após a leitura da Bula Apostólica de nomeação episcopal do Papa Francisco, Dom Odilo agradeceu a Dom Devair por ter aceitado o chamado para ser bispo auxiliar em São Paulo, uma grande metrópole e recordou que a Região Brasilândia tem enormes disparidades sociais, mas tem uma grande riqueza humana em seu povo.

Em sua homília, Dom Devair expressou sua alegria em presidir a eucaristia, feita durante as oitavas de sua ordenação episcopal. O bispo lembrou que a celebração do sacramento da Ordem faz perceber a vivacidade da Igreja. “Quando se celebra a ordenação vê-se que a Igreja continua de pé, que ela está viva, crescente e atuante”, O bispo também comentou que uma das coisas que o marcaram nesse período de ordenação foi a reunião de pessoas vindas de lugares tão diferentes para testemunhar o acontecimento da ordenação, que é sinal da universalidade da Igreja. “No nosso dia a dia, precisamos falar com a própria vida sobre essa Igreja, testemunhando a fé que dos apóstolos recebemos”. E encerrou falando sobre a perseverança na Fé e sobre o amor de Deus, que nunca nos abandona, “Permanecer em Deus é querer estar sempre na presença dele. Somos chamados a permanecer na presença de Deus. Jesus permanece na cruz e dá o sinal de amor a Deus”.

Durante o ofertório, as quatro urgências pastorais assumidas pela Região na Asssembleia de pastoral em 2014 foram apresentadas: Iniciação Cristã, Formação, Família e Juventude. Em seguida, representantes dos sete setores pastorais e de todas as paróquias relembraram a história da Brasilândia, região que atualmente conta com 36 paróquias, quatro áreas pastorais, com uma população de 1,3 milhão de habitantes.

Ao final, o bispo acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pela pastoral Afro da região Brasilândia. Depois foi saudado por representantes do clero, leigos e religiosos, ganhou de presente uma sandália, como sinal da caminhada que se inicia, e para que o bispo percorra toda a região Brasilândia. “Vinde e vede, pelos morros, vielas e becos e se impregne com o cheiro das ovelhas da Brasilândia”, discursou a leiga Andréa Guarnieri, representando todos os leigos. Uma cesta com produtos artesanais feito por projetos da Cáritas, também compuseram o presente do bispo.

Dom Devair agradeceu pela presença de todos, em especial que se deslocaram de Franca e de Orlândia para a cidade de São Paulo. “Nós não temos tempo, o tempo pertence a Deus, temos que viver bem aquilo que Deus permite. Para mim o episcopado não é promoção por um serviço bem feito. O padre tem que fazer bem o serviço em nome de Jesus Cristo”.

Segundo o bispo, ir para a Brasilândia é apenas uma mudança de lugar para fazer aquilo que já fazia antes. “Espero realizar bem a missão que Deus me confia, sendo muito feliz no episcopado, assim como fui feliz sendo padre”, encerrou a celebração, abençoando a todos.