Pastorais Sociais articulam ações conjuntas para este ano

A A
As pastorais sociais da Região Brasilândia se reuniram na tarde do sábado a fim de articular e priorizar ações conjuntas em 2016.
Publicado em: 24/02/2016 - 15:00
Créditos: Renata Moraes

As pastorais sociais da Região Brasilândia se reuniram na tarde do sábado, 20, na Paróquia Santos Apóstolos, no Setor São José Operário, a fim de articular e priorizar ações conjuntas em 2016.

Participaram aproximadamente 60 pessoas, integrantes das pastorais Afro, Fé e Política, Operária, Carcerária, da Juventude, da Comunicação e da Mulher, além de membros das CEBs, do Conselho de Leigos e do núcleo regional da Cáritas. “Este fórum é muito importante e positivo. É momento de as pastorais sociais reverem sua atuação e juntas realizarem uma programação em conjunto”, afirmou Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia e referencial arquidiocesano das Pastorais Sociais.

Na primeira parte do encontro, Carlos Cordeiro, da Pastoral Fé e Política, retratou a situação política e econômica do País, baseado em estudos da CNBB. “O Brasil vive mais uma crise política do que econômica”, avaliou.

Na sequência, houve uma análise de conjuntura eclesial, ministrada por João Décio Passos, doutor em Ciências Sociais, livre docente em Teologia e coordenador do curso de Ciências da Religião da PUCSP. “A Igreja é um subgrupo social que está inserido na sociedade, e à medida que a sociedade muda, a Igreja também muda”, analisou.

Ao citar a exortação Evangelii gaudium, do Papa Francisco, o especialista ressaltou: “É preciso evitar o mundanismo espiritual. A nossa missão é transformar e colocar o reino de Deus na História”.

Reunidos em grupos, os membros das pastorais elencaram os principais desafios para a ação social na Região Brasilândia e as prioridades para a atuação conjunta neste ano. Entre os apontamentos, evidenciou-se que é necessário incentivar e apoiar o trabalho de base das pastorais, realizar o mapeamento da realidade e elencar as ações sociais a serem realizadas, o que se dará por meio da troca de vivências entre as pastorais, com a criação de um Fórum das Pastorais Sociais e a realização de dois seminários formativos ao ano.

A partir dessa reunião, serão agendadas novas datas, com um grupo de trabalho menor que fará um projeto de articulação conjunta das pastorais sociais.