Para viver a misericórdia, Setor Cântaros peregrina à Porta Santa

A A
Atendendo ao chamado do Papa Francisco para que no Ano Santo extraordinário da Misericórdia, os leigos e religiosos das paróquias do Setor Cântaros peregrinaram à porta Santa.
Publicado em: 07/04/2016 - 15:15
Créditos: Renata Moraes

Atendendo ao chamado do Papa Francisco para que no Ano Santo extraordinário da Misericórdia se realizem peregrinações às portas santas, na tarde do sábado, 2, os leigos e religiosos atuantes nas paróquias do Setor Pastoral Cântaros - Bom Pastor, São Francisco de Assis, São José Operário e Santa Teresinha do Menino Jesus - peregrinaram à Igreja Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó.

Após a passagem pela Porta da Misericórdia, eles participaram da missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e concelebrada por sacerdotes atuantes no Setor Cântaros, além dos padres Carlos Alves Ribeiro, pároco, e Adriano Robson Rodrigues, vigário paroquial, que naquele dia festejou dez anos de sua ordenação sacerdotal.

Celebrando a liturgia do 2º Domingo de Páscoa, Dom Devair recordou que “Cristo é a misericórdia do Pai que se abre para nós”. Segundo o Bispo, “passar pela Porta Santa é um convite e um chamado de Deus, para que, em nossas vidas, nós sejamos distribuidores da misericórdia e que tenhamos atitudes de misericórdia uns para com os outros”. Ao comentar o evangelho do dia, citando o apóstolo Tomé, que duvidou da Ressurreição de Cristo, pois não a tinha visto, Dom Devair afirmou: “Toda esperança que os discípulos tinham foi vencida na cruz. Tomé se sente perdido em sua fé e sem esperança. Ele precisa de um acontecimento em sua vida, onde Deus se manifeste”.

O Bispo afirmou que os leigos devem reconhecer a presença de Cristo em todos os acontecimentos da vida. “Bem-aventurados são aqueles que acreditaram sem terem visto. Nós não vimos Jesus fisicamente, mas nós o vimos nos acontecimentos de nossas vidas. Cada vez que nós estávamos desanimados, Jesus foi sustento de nossa vida. Cada vez que a nossa esperança parecia ter sido derrotada, Cristo se fez presente. Cada vez que nós suplicamos, Deus vem ao nosso encontro”, encerrou. Essa foi a primeira peregrinação de um setor pastoral à Porta Santa da Igreja Nossa Senhora da Expectação.

Abaixo segue a agenda das próximas peregrinações:

23/04, 16h (sábado) – Peregrinação do Setor Nova Esperança

30/04, 16h (sábado) – Peregrinação dos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina.

21/05, 16h (sábado) – Peregrinação do Setor Freguesia do Ó

22/05, 17h (domingo) – Peregrinação e 2º Encontro Regional do Terço dos Homens

28/05, 16h (sábado) – Peregrinação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Ministros da Palavra.