O depósito de lixo dá lugar ao cinema

A A
Moradores participaram da 5ª edição do “CinElisa”, no sábado, 29 de julho, no Jardim Elisa Maria
Publicado em: 04/08/2017 - 12:45
Créditos: Redação

Jenniffer Silva

No sábado, 29 de julho, aconteceu a 5ª edição do “CinElisa”, com o filme “Carros”. A ação, promovida pelo projeto “Nossa Vila Limpa”, tem como objetivo a oferta cultural em praças revitalizadas no Jardim Elisa Maria, na zona Noroeste da cidade. 

A iniciativa de levar as sessões de cinema às ruas da comunidade começou a partir da ideia de um garoto, Kauã dos Santos, 11, que apresentou a sugestão após a realização de um encontro entre o projeto e os moradores. “Quando nós fizemos a reunião, veio na minha mente a ideia de um ‘cine pipoca’ para as crianças se divertirem”, contou. 

O intuito do “Nossa Vila Limpa” é conscientizar as pessoas a respeito do descarte de lixo. Com o apoio das empresas Loga e Inova, muitas conquistas já foram alcançadas em pouco mais de um ano. Além do lixo no dia e horário certo, fatores como educação e lazer fazem parte da mudança de comportamento. 

Juliana Lopes Silva, 29, coordenadora local do programa e leiga atuante na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, ressaltou que a ação naquele espaço é realizada graças ao auxílio de todos. “O ‘CinElisa’ é para comemorar. Neste lugar, num sábado à noite, não tem nenhum saco de lixo. Agora já é possível fazer um cinema com tranquilidade”, disse. As sessões acontecem todo o último sábado de cada mês. 

O local escolhido para a 5ª edição foi a Praça Arlindo Severino de Souza, uma das primeiras revitalizadas: o que antes era depósito de lixo, hoje é sala de cinema. Claudinei de Jesus, 44, filho de Arlindo Severino de Souza, contou que a escolha do nome é uma homenagem a seu pai, que por muitos anos morou e trabalhou no Jardim Elisa Maria. 

Lindaí Bezerra, 57, foi pela primeira vez assistir o cinema com os netos gêmeos, Matheus e Ana Clara. Ela afirmou ter gostado muito da ideia e se disse grata por seus netos terem onde brincar.