Na periferia, ‘Família Unes’ testemunha Evangelho com os jovens

A A
Mesmo com pouca estrutura financeira, a “Família Unes” presta assistência social aos mais necessitadas.
Publicado em: 28/01/2016 - 14:00
Créditos: Flávio Rogério Lopes

   (Créditos da foto: Felippe Camilo)

Com o intuito de reunir os jovens da Comunidade São Benedito, no Jardim Paulistano, na zona Noroeste de São Paulo, surgiu em 2011 o grupo de jovens “Unidos no Espírito Santo”, popularmente conhecido como “Família Unes”.

Mesmo com pouca estrutura financeira, a “Família Unes” presta assistência social a pessoas mais necessitadas, por meio de campanhas de arrecadação de donativos, que são distribuídos em orfanatos, asilos e instituições de caridade.

Com o decorrer do tempo, os coordenadores observaram a necessidade de criar novas atividades para fortalecer o Grupo. Assim surgiu a ideia de formar um time de futebol, que teve início após a Taça PJ, campeonato realizado em 2011 pela Pastoral da Juventude da Região Brasilândia.

A partir daí, o grupo foi se destacando cada vez mais na Comunidade e assumiu diversos serviços pastorais, realizando anualmente uma gincana para arrecadar donativos para a festa junina da Comunidade.

Em missa festiva com o tema “Juntos somos mais fortes”, em novembro de 2015, o grupo comemorou quatro anos de fundação e expressou gratidão ao Padre Konrad Körner, grande incentivador da “Família Unes” e que há nove anos está como pároco na Paróquia Bom Pastor, à qual está vinculada a Comunidade São Benedito, assim como as comunidades Divino Pai Eterno e Nossa Senhora Aparecida.

Durante a Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Paróquia Bom Pastor acolheu jovens peregrinos de Honduras. Após a Convivência com os estrangeiros, criou-se um vínculo de amizade fraterna entre eles. Como forma de retribuição pela acolhida recebida, os jovens hondurenhos doaram uma quantia em dinheiro para que a comunidade pudesse custear a ida de um jovem da “Família Unes” à Jornada daquele ano no Rio de Janeiro. Com muitos esforços, 15 pessoas representaram a Paróquia Bom Pastor na JMJ Rio 2013.

“Matamos a saudade que já era grande e foi o momento de agradecê-los. Acima de tudo, os hondurenhos puderam ver que o pouco que tinham doado se multiplicou, assim como os pães e os peixes no milagre de Jesus”, expressou em entrevista à Pastoral da Comunicação da Brasilândia, Felippe Camilo, um dos coordenadores do grupo.

Os encontros da “Família Unes” acontecem todos os sábados, às 19h30, na Comunidade São Benedito (rua Sítio D’Abadia, 175, Jardim Paulistano).