Movimento Escalada: Igreja jovem presente em todos os lugares

A A
"Que vejam Jesus por meio da vida de vocês", disse Dom Devair Araujo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia
Publicado em: 09/09/2015 - 16:15
Créditos: Renata Moraes

“Vocês estão em muitos lugares onde talvez os colegas, os amigos de vocês, não escutam falar de Jesus. Então, que eles vejam Jesus por meio da vida de vocês. Esse é o sinal da Igreja jovem. Esse é o sinal da Igreja presente em todos os lugares”, assim expressou Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, durante missa de envio dos jovens do Movimento Escalada Pirituba, em 30 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Retiro, no Setor Pereira Barreto. Todos os anos, os jovens de Pirituba, junto com os jovens de Alphaville e de Araras (SP) participam do retiro anual do Movimento Escalada, e durante três dias vivenciam uma experiência de encontro pessoal com Cristo. “São jovens de realidades bem diferentes que acabam criando laços de amizade e mostrando que a fé que nos une é mais importante do que diferenças sociais e culturais”, disse Rene Rodrigues, que integra a coordenação do Movimento Escalada, em Pirituba.

O movimento foi criado pela Irmã Gilia Eiras, em 1970. Ela reuniu um grupo de jovens de diversas classes sociais, em uma casa de retiro no interior de São Paulo, para viverem um final de semana diferente, em clima de oração. Eles faziam reflexões ao ar livre, em contato com a natureza, contemplando o pôr do sol, e ao final do retiro escalavam uma montanha. Assim nasceu o Escalada.

‘Ser pessoa em clima de oração’

Com o objetivo de despertar o jovem para a Missão de Jesus no meio em que vivem, e a convidá-los a participar da vida em comunidade de suas paróquias e pastorais, o movimento tem como caráter convocar o jovem a “ser pessoa em clima de oração”, em todos os lugares que o jovem estiver, seja em casa, na escola, no trabalho, na Igreja e na sociedade.

O encontro fez sucesso, cresceu e se expandiu para Brasília (DF) e Vitória (ES). O roteiro e orientações das atividades e palestras para o encontro de jovens eram passadas por cartas pela Freira. Foi implantado em Salvador (BA), em 1978, e, desde então, passou a espalhar-se por outras cidades do Brasil. No início, não existia uma estrutura de pós-encontro e apenas um único encontro era realizado por ano nas cidades. O Escalada só ganhou a dimensão de movimento em 1988, em Salvador, quando os alpinistas (que é o nome dado às pessoas que já participaram do retiro) resolveram concretizar a organização “pós-escalada”, realizando encontros semanais e após a criação de projetos pastorais.

Movimento Escalada em São Paulo

Apesar de ter surgido em São Paulo, o Movimento encerrou suas atividades temporariamente em 1983. Porém, continuou a atuar nos demais estados. Em 1999, Alberto de Moura Ribeiro, atual conselheiro do Movimento, que participava do Escalada em Salvador, se reuniu com a Irmã Gília e retomaram as atividades com participação de jovens do bairro de Pirituba, Araras, Alphaville e do centro da capital.

Atualmente, o Movimento Escalada se divide em localidades, sendo elas: Pirituba (na Paróquia Nossa Senhora do Retiro, na Região Brasilândia), em Araras (na Basílica Menor de Nossa Senhora do Patrocínio) e em Alphaville (na Paróquia Bom Pastor).

Na Região Brasilândia, o Escalada evangeliza a juventude há 16 anos. Além do retiro anual, os participantes se encontram semanalmente no grupo de jovens e atuam nas pastorais e movimentos da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, sobretudo na liturgia e no canto. “No início, os jovens se reuniam apenas para preparar o encontro. Com o tempo, fomos evoluindo. Então, em 2006, com o apoio e a orientação do Padre Reinaldo Torres, então pároco, passamos a nos integrar nas atividades pastorais da Paróquia, Setor e Região. Criamos o grupo de jovens e fortalecemos os vínculos com a comunidade. Essa foi uma transição importante para o Movimento e para a localidade”, relatou Rene Rodrigues.

 

‘O amor nasce a cada manhã’

Entre os dias 5 a 7 deste mês, 120 jovens das três localidades participaram do retiro anual do Movimento, no Mosteiro de São Bento, em Vinhedo (SP). Dentre esses, 50 são de Pirituba e região. Com o tema “O amor nasce a cada manhã” e acompanhados pelo Padre Reinaldo Torres, pároco da Nossa Senhora do Rosário de Fátima e orientador espiritual do Movimento, e pelo Padre Natanael Pires, pároco da Nossa Senhora do Retiro, os jovens vivenciaram dias de oração, encontro pessoal com Deus, partilhas e amizade. Tiago Vinícius Andrade, 24, da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, aceitou o convite para participar do retiro depois de muita insistência dos amigos. “Para mim, o retiro foi mágico, fui sem nenhuma expectativa e volto com o sentimento de que preciso evangelizar mais”. Para a coordenação do Movimento em Pirituba, o importante é que a partir do retiro, os jovens comecem a evangelizar outros jovens, para que assumam trabalhos pastorais em suas comunidades “Ser uma porta de entrada para a Igreja. Mostrar ao jovem que ele tem espaço e que a Igreja possui diversos serviços com os quais ele pode se identificar e se dedicar. Nós incentivamos para que o jovem crie essas raízes em sua comunidade”, encerrou Rene Rodrigues. “O retiro espiritual proporciona, além de uma formação católica, uma formação pessoal, um momento no qual a pessoa se olha por dentro e por fora e descobre o que é ser pessoa em clima de oração, e consegue entender o quanto ela deve ser melhor para si mesmo e para os outros a cada dia”, expressou Tomaz Lourenço, também da equipe de coordenação do Movimento Escalada Pirituba.