Lideranças pastorais preparam-se para a Campanha da Fraternidade

A A
A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 convida os cristãos a uma reflexão sobre a situação do saneamento básico em todo mundo.
Publicado em: 03/02/2016 - 14:30
Créditos: Larissa Fernandes

(Céditos da imagem: Viviane Santos)

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). É com este lema que a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 convida os cristãos a uma reflexão sobre a situação do saneamento básico em todo mundo. O assunto foi tema de duas formações na Região Brasilândia, no sábado, 30, nas paróquias Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, e São José, em Perus.

Baseados na metodologia do “ver”, “julgar” e “agir”, os assessores Padre Nelito Dornellas, Magda Melo, Cônego Antônio Manzatto e Professor Antônio Claro Leite trataram sobre a realidade do saneamento básico, bem como da relação desse tema com a Igreja, e ainda apontaram as possíveis medidas para amenizar as consequências desse problema que também diz respeito à saúde pública. Em Perus, o Padre Dornellas comentou que a consciência ecológica ainda é nova entre os brasileiros.

Foi a partir de 1979 que a CF passou a tratar o assunto e, desde então, foram quatro campanhas sobre os cuidados com o planeta. “É por isso que precisamos cuidar da casa comum”, afirmou, exemplificando o tema com a tragédia ambiental ocorrida em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Na segunda parte da formação, o Cônego Manzatto convidou a assembleia a pensar o saneamento a partir da fé, pois esse também é um assunto de interesse da Igreja. Ele citou o exemplo da falta da água nos bairros periféricos de São Paulo. “É pecado não haver justiça no saneamento básico, já que é direito de todos o acesso à água tratada”, enfatizou.

Por fim, o Professor Antônio alertou para as formas tanto individuais quanto coletivas de cuidados com a “casa comum”. Segundo ele, as medidas devem partir desde simples ações pessoais, como não sujar, não desperdiçar, reutilizar e semear, até a atuação dos meios de comunicação acerca do tema e, principalmente, da ação do governo.