Jovens: instrumentos da misericórdia em todos os lugares

A A
Entre os dias 9 e 10 de abril, o Movimento Escalada SP uniu seus grupos de Pirituba, Araras (SP) e Alphaville para aprofundarem conhecimentos sobre a temática da misericórdia.
Publicado em: 13/04/2016 - 13:15
Créditos: Texto: Larissa Alves; Foto: Carolina Leandro

Considerando que a misericórdia será sempre maior que o pecado, em 8 de dezembro de 2015, o Papa Francisco deu início ao Jubileu extraordinário da Misericórdia, que será vivenciado até 20 de novembro deste ano. Por conta disso, entre os dias 9 e 10 de abril, o Movimento Escalada SP uniu seus grupos de Pirituba, Araras (SP) e Alphaville para aprofundarem conhecimentos sobre a temática da misericórdia.

“Vivemos em um mundo que carece de amor, que precisa da Misericórdia de Deus. E os jovens devem ser instrumentos para que essa misericórdia seja levada aos que mais precisam”, explicou Vinícius Caroli, coordenador do Escalada Nível II 2016.

Uma das ações que marcam este Jubileu extraordinário são as peregrinações, em grupo ou individualmente, a uma porta santa. No sábado, 9, o grupo peregrinou à Porta da Misericórdia da Igreja Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó.

“Todos que se reuniram para o Escalada nível II cumpriram uma exigência da Igreja para receber a indulgencia plenária. Foram à peregrinação, passaram pela Porta Santa, participaram da santa missa, rezaram pelo Papa e renovaram a profissão de fé”, recordou o Padre Reinaldo Torres, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Pereira Barreto, que acompanha os jovens desde 2006.

Ao decorrer de todo fim de semana, os jovens participaram de palestras que abordavam a misericórdia em três vias: “Eu, Deus e o próximo”, explorando temas como a diferença entre o perdão e a misericórdia, obras corporais e espirituais. Eles também foram convidados a refletir sobre as diferentes formas de oração.

“A oração sempre foi uma das melhores formas de se aproximar de Deus, e sempre que rezamos, mesmo que indiretamente, buscamos a misericórdia. Com os jovens não é diferente. A oração nos enriquece, e assim podemos entender um pouco mais das obras e vontades de Deus, e colocá-las em prática”, comentou João Fernandes, integrante do Movimento.

“Que sejamos sempre peregrinos e que no mistério da fé, Deus nos mostre o caminho de vida em plenitude que ele mesmo preparou para cada um de seus filhos e filhas”, comentou Padre Reinaldo.