Impacto do PL das terceirizações preocupa Pastoral Fé e Política

A A
Participantes da Pastoral Fé e Política regional analisam efeitos da terceirização do trabalho na sociedade
Publicado em: 23/04/2015 - 16:15
Créditos: Juçara Terezinha

A equipe regional da Pastoral Fé e Política realizou no sábado, 18, sua terceira reunião do ano, na Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã.

Inicialmente, houve uma análise de conjuntura sobre a realidade política, econômica e social do Brasil, da qual surgiram algumas opiniões em comuns, entre os quais o que há uma manipulação da grande mídia em favor de um projeto imperialista e contras os pobres, negros, mulheres, e povos indígenas. Nesse cenário, durante a reunião, se destacou a importância de fortalecer a atuação das mídias alternativas.

Sandra Silva, integrante da Pastoral, apontou para os erros de gestão do Governo Federal e chamou a atenção para a atual composição do Congresso Nacional e as posturas de deputados e senadores em relação ao projeto de lei 4330/04 sobre as terceirizações trabalhistas. “Todos os trabalhadores, sem exceção, serão prejudicados com a lei da terceirização. Haverá demissões em massa e a precarização do trabalho”, enfatizou.

Carlos Cordeiro, também participante da Pastoral, analisou o faz uma analisou o cenário social, econômico, político, cultural e religioso internacional. “O Brasil não é uma ilha isolada do mundo. Precisamos entender por que os países desenvolvidos passam por crises ainda piores que o Brasil”. Ele ressalta, ainda, que a flexibilização dos direitos dos trabalhadores já é parte da agenda de muitos países. “O Brasil est tentando copiar esta ideia”, lamentou, lembrando, porém, que os trabalhadores ainda podem se mobilizar para defender os direitos já conquistados, e citou as recentes manifestações dos sem terra, sem teto, professores, mulheres, povos indígenas e sindicalistas, as quais tem pressionado o Congresso a repensar ponto do PL 4330.

A realização da Semana de Fé e Compromisso Social, em maio, ocupou grande espaço da reunião. Os temas em pauta para o debate são a democratização da comunicação, a questão econômica e a reforma política.

O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, às 20h, e no dia 16, às 14h às 17h, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, e tem a proposta de dar sequência às reflexões da Campanha da Fraternidade de 2015, com o tema “Igreja e Sociedade”. Já estão confirmadas as presenças de Altamiro Borges, Padre Antonio Manzatto, Américo Sampaio, Ladislau Dowbor e Júlio Turra.