Em Perus, 1.200 vão ao Mutirão Bíblico

A A
Para demarcar o encerramento do mês da Bíblia foi realizado, na Região Brasilândia, o Mutirão Bíblico, a partir do Evangelho de João 15, 8-9.
Publicado em: 02/10/2015 - 13:45
Créditos: Padre Cilto José Rosembach e Ana Lúcia Contarelli

Para demarcar o encerramento do mês da Bíblia, seis dos sete setores pastorais da Região Brasilândia realizaram na tarde do domingo, 27, o Mutirão Bíblico, a partir do Evangelho de João, “permanecei no meu amor para produzir muitos frutos” (Cf. Jo 15, 8-9).

No Setor Perus, a atividade começou na praça Inácia Dias, nas proximidades da Paróquia Santa Rosa de Lima. “Sabe-se que a redação desse Evangelho não aconteceu num só momento, mas é o resultado da vivência de uma ou várias comunidades. Nasceu aos poucos, resultado da fé e da luta de várias gerações e de pessoas como nós. Por isso, o Evangelho segundo João não é simplesmente uma biografia de Jesus, sua morte e ressurreição, mas une, em um único texto, o tempo de Jesus e a trajetória das comunidades”, disseram os animadores do Mutirão.

Na sequência, jovens aspergiram os participantes, enquanto estes rezavam em ação de graças pela água, recordando como Deus, ao longo da História, a utilizou em favor do povo.

Uma reflexão sobre os aspectos que ceifam a vida – intolerância religiosa, pena de morte, redução da maioridade penal, extermínio da juventude, preconceitos e descasos com a saúde, educação e moradia – demarcou o momento penitencial, que antecedeu a caminhada – com a Bíblia e os padroeiros das paróquias do Setor - até a Escola Cândido Portinari, na Vila Caiúba, nas proximidades da Área Pastoral Santíssima Trindade.

Essa parte conclusiva do Mutirão foi acompanhada por aproximadamente 1.200 pessoas. Cada paróquia e área pastoral apresentou um símbolo de defesa da vida e compromisso com as causas pastorais e sociais, antes da entrada da Bíblia, ladeada por jarros de água, sementes de girassol e um exemplar da Encíclica Laudato si´, do Papa Francisco.

Houve, ainda, a proclamação do Salmo 126 e uma encenação teatral a partir do Evangelho de João (4, 5-16), na passagem de Jesus com a samaritana; e a lavagem dos pés dos participantes, feita por 35 ministros extraordinários da sagrada comunhão.

Leitura orante

 Diferentemente dos setores Cântaros, Jaraguá, Perus, São José Operário, Pereira Barreto e Nova Esperança, o Setor Freguesia do Ó realizou o Mutirão Bíblico na quarta-feira, 23, com base no Evangelho de João (2, 1-10).

A atividade, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, reuniu aproximadamente 200 pessoas das sete paróquias do Setor, que participaram da leitura orante do Evangelho, com proclamação, meditação, oração e partilha do entendimento da Palavra.