Em encontro, comunicadores vivenciam o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A A
50º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Publicado em: 01/06/2016 - 16:15
Créditos: texto: Renata Moraes, fotos: Isadora Félix

À luz da mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 8 de maio, a Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia realizou no sábado, 21, na Paróquia Santos Apóstolos, um evento para refletir e dialogar sobre o tema da mensagem: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.

A atividade foi moderada pelo Padre Cilto José Rosembach, assistente eclesiástico da Pascom Brasilândia e pároco da Paróquia São José, em Perus, e contou com as assessorias dos padres Marcos Vinicius Clementino, coordenador da Pascom do Regional Sul 1 da CNBB, e Luiz Cláudio Braga, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, além de Jucelene Rocha, jornalista da rádio 9 de Julho.

Padre Cilto destacou os principais trechos da mensagem do Papa Francisco, entre os quais o que o Pontífice aponta que “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão”.

Padre Marcos Vinícius apresentou a organização da Pascom segundo as diretrizes da CNBB, destacando os eixos principais: formação, articulação, produção e espiritualidade. Sobre a importância da comunicação no diálogo entre fé e cultura, o Presbítero destacou: “O Papa diz que nós devemos ser pontes e irmãos na humanidade, respeitando a cultura de todos”.

Jucelene Rocha contou sobre sua experiência como jornalista católica e disse que a mensagem do Papa Francisco “vem ao encontro do nosso desejo em promover encontros fecundos, pois a nossa comunicação deve produzir encontro e transformação na vida das pessoas”.

A espiritualidade do comunicador foi o enfoque da fala do Padre Luiz Cláudio Braga: “A oração tem que ser a base do trabalho da Pascom, e a nossa mística é o encontro de uma espiritualidade que se dá pela misericórdia”, disse, completando que não há comunicação sem o encontro.