Dom Devair comemora 1 ano de episcopado

A A
Em missa na Paróquia São Luís Gonzaga, em Pirituba, Dom Devair comemorou com o clero e os fiéis seu aniversário de 48 anos de idade e o primeiro ano de episcopado.
Publicado em: 03/02/2016 - 13:15
Créditos: Flávio Rogério Lopes e Renata Moraes

(Créditos da imagem: Ricardo Luciano)

A segunda-feira, dia 1º, foi especial para Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia e vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação. Em missa na Paróquia São Luís Gonzaga, em Pirituba, ele comemorou com o clero e os fiéis seu aniversário de 48 anos de idade e o primeiro ano de episcopado.

Dom Devair, na homilia, ao fazer menção ao evangelho do dia, recordou que Jesus, ao chegar à cidade, foi abordado primeiramente por um homem possuído pelo demônio, alguém que foi excluído e deixado de lado pela sociedade.

“Quantos irmãos nós encontramos todos os dias pelas ruas, que também não enxergamos, que nós também não vemos, pessoas que estão caídas à beira da estrada”, afirmou, destacando que o encontro com Jesus é transformador. O Bispo também falou sobre a importância da Campanha da Fraternidade de 2016, que com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” tratará sobre o meio ambiente.

Ao final da celebração, lideranças pastorais fizeram uma breve homenagem ao Bispo, que recebeu ainda presentes e um bolo da comunidade. Dom Devair expressou que é feliz por sua vocação e encorajou os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio a aceitarem o convite de servir a Deus.

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968, e foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1998 na mesma cidade. Nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo teve sua ordenação episcopal em 1º de fevereiro de 2015, em Franca, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Scherer.

 

‘Um ano de conhecimento e aprendizado’

Em entrevista à Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia, Dom Devair comentou sobre o primeiro ano de vivência como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo.

O Bispo ressaltou que percebe que pela bondade de Deus este tem sido um tempo de férteis experiências e de muitos sinais de carinho. “Um ano de conhecimento e de aprendizado, e, ao mesmo tempo, um ano com muitas mudanças e de muitas mudanças”.

Em relação ao trabalho na Região Brasilândia, Dom Devair comentou que com a assembleia regional no final do ano passado, foi possível avaliar a caminhada pastoral e fechar um ciclo de conhecimento. “A partir disso, começamos a pensar em novos caminhos e novas propostas. Acredito que neste ano será possível dar continuidade e propor novas iniciativas, principalmente aquelas envolvendo a família e a juventude. Também penso que seja preciso rever algumas estruturas pastorais, para facilitar o trabalho e a comunhão de esforços”, comentou.

No que se refere as suas atribuições como vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação, o Bispo recordou que já realizou visitas a empresas ligadas a comunicação e que outras serão feitas em 2016. “As visitas têm a finalidade de abrir ou estreitar contados com os comunicadores. Temos alguns projetos em andamento para este ano, principalmente ligados ao ‘Ano da Misericórdia’.

Alguns vídeos já foram gravados e divulgados. O trabalho com o Vicariato tem sido uma experiência muito enriquecedora”. Sobre o atuação como bispo auxiliar em São Paulo, Dom Devair comentou que “o trabalho na grande metrópole realmente é desafiador”, e ressaltou dois aspectos.

“No colegiado dos bispos, encontrei verdadeiros irmãos no ministério, sempre prontos a ouvir e ajudar, um verdadeiro testemunho de comunhão. Em relação ao presbitério, como característica geral, posso dizer que encontrei padres e diáconos permanentes muito comprometidos com seu ministério pastoral, enfrentando as dificuldades com um grande testemunho de fé. Mas não podemos esquecer-nos dos religiosos, particularmente as religiosas, que contribuem muito com seus carismas para a evangelização e os trabalhos pastorais”.