Dia de celebrar a vida do Beato Oscar Romero

A A
Os membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de São Paulo estiveram reunidos no sábado, 12, para celebrar a vida e o martírio do Beato Oscar Romero.
Publicado em: 17/03/2016 - 16:00
Créditos: Matheus Maciel

Os membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de São Paulo estiveram reunidos no sábado, 12, para celebrar a vida e o martírio do Beato Oscar Romero (1917-1980), na CEB São João Batista, no bairro de Perus.

Com a oração do ofício divino, os participantes fizeram memória do Beato, relacionando seu martírio às causas de morte e violência que ainda são frequentes e assolam a população da América Latina.

Durante o momento da recordação da vida, todos foram convidados a lembrar dos nomes das pessoas que foram mortas e perseguidas por causa do compromisso com as causas do Evangelho. As meditações tiveram por base a reflexão da Palavra de Deus e as homilias do Beato.

No encerramento do encontro, as mulheres matriarcas das comunidades foram chamadas para a bênção final, e todos renovaram o compromisso com a paz e a justiça.

Oscar Anulfo Romero foi arcebispo de San Salvador, em El Salvador. Após o assassinato do padre jesuíta Rutílio Grande, colocou-se ao lado dos pobres e denunciou as injustiças do governo salvadorenho por meio de suas homilias e da rádio católica local. Seu compromisso com as causas do povo levou Dom Oscar a ser assassinado por atiradores em 24 março de 1980, enquanto celebrava a eucaristia na capela do Hospital da Divina Providência. Em 23 de maio de 2015, ele foi beatificado pelo Papa Francisco.