Conversão ecológica e o cuidado com a ‘casa comum’

A A
O Fórum é um espaço permanente de reflexão e aprofundamento de temas relacionados à realidade e vivência diária das pessoas.
Publicado em: 02/09/2015 - 15:45
Créditos: Leandro Batista

A necessidade de uma conversão ecológica e o diálogo nos diversos níveis: na família, no trabalho, na comunidade, na sociedade e na escola, a fim de fortalecer as relações de cuidado com o outro e com o meio ambiente, nortearam as discussões do 1º Fórum Permanente de Fé e Cidadania, da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, na quinta-feira, 27.

O Fórum é um espaço permanente de reflexão e aprofundamento de temas relacionados à realidade e vivência diária das pessoas. Aberto a todos, foi criado pelas lideranças pastorais da Paróquia Santa Cruz, após da participação destes na semana de formação da Região Brasilândia, que aconteceu em julho.

Assim como o fórum, o encontro foi assessorado pelo Cônego Antonio Manzatto, professor de Teologia da PUC-SP. Na primeira edição, o encontro tratou da encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum, à luz do capítulo 3, que traz como tema “A raiz humana da crise ecológica”. O Cônego explanou sobre as relações descartáveis de consumo e impacto nas relações humanas, sobretudo no meio ambiente, a ‘casa comum’.

Para o Assessor, a cultura do descarte, incentivada pelo capital nas constantes renovações tecnológicas, que visam apenas o lucro e não a proteção e promoção da pessoa humana, agrava a crise dos recursos naturais do planeta. “A inovação tecnológica não é ruim, quando feita para o bem. No entanto, ela ocorre para gerar lucro e endividamento”.

Com a presença de leigos, lideranças pastorais e coordenadores de comunidades, cerca de 80 pessoas participaram da primeira edição do Fórum, que já possui data agendada para os próximos encontros: 25 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro. Os próximos temas estão sendo definidos pela coordenação.