Com missão jovem, Paróquia abre comemorações pelos 300 anos do Padroeiro

A A
A Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort recebeu cem jovens missionários do Grupo de Animação Missionária dos Salesianos.
Publicado em: 12/02/2016 - 14:45
Créditos: Vitor Galvani

A Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort, no Setor Pastoral Jaraguá, recebeu, entre 9 e 17 de janeiro, cem jovens missionários do Grupo de Animação Missionária dos Salesianos (GAM), vindos de várias cidades do interior de São Paulo, que foram à Paróquia para visitar, promover atividades e celebrações.

Os missionários visitaram as famílias das cinco comunidades da Paróquia, rezaram e realizaram brincadeiras e gincanas com as crianças nas quadras e artesanato com os jovens e adultos. Todo dia de missão era concluído com uma celebração.

Um momento marcante das atividades foi a representação da Via-Sacra nas ruas do bairro, preparada pelos jovens, que com criatividade representaram a Misericórdia de Deus presente na história da Crucificação e da redenção de Cristo.

Vitória Possignolo, 20, estudante de Engenharia de Produção, veio de Piracicaba (SP) para a missão. Ela frisou que “missionário é aquele que é chamado, ouve o chamado e vai ao encontro dos mais necessitados. No entanto, fomos surpreendidos, pois viemos trazer Jesus e o encontramos no olhar e no sorriso daqueles que aqui vivem. A acolhida foi muito boa e fez o grupo todo sentir-se em casa, desde o primeiro momento.”

Reconhecendo o significado que a semana missionária protagonizada pelos jovens proporcionou à Paróquia, Igor Belarmino, 23, eletricista e também catequista de Crisma, destacou que “os missionários salesianos trouxeram para a Paróquia um encontro com Jesus misericordioso por meio das visitas, das atividades, das celebrações, da escuta e da presença de todos”.

300 anos do Padroeiro e reforma da matriz

Em meio à missão, em 10 de janeiro, foram iniciadas na Paróquia as comemorações pelos 300 anos de morte de São Luís Grignion de Montfort (1673-1716). Na oportunidade, também se comemorou os 30 anos de sacerdócio do Padre Luizinho Stefani, missionário monfortino.

Padre Sérgio Antônio Bernardi, pároco, enalteceu a presença dos jovens salesianos e fez menção aos três séculos da promoção da espiritualidade do Santo. “Iniciar o Jubileu de 300 anos do nosso Padroeiro com a busca de resoluções para a enchente que prejudicou mais de duzentas famílias do bairro [nos primeiros dias de 2016] e também com uma rica semana missionária é oportunidade única de reconhecer a presença misericordiosa de Deus e o seu impulso para todos nós em nossas comunidades”, afirmou o Sacerdote.

Em 28 de abril será celebrada a páscoa de São Luís Maria Grignion de Montfort. A semana missionária com os jovens salesianos abriu a programação das comemorações do Jubileu de 300 anos. Desde janeiro de 2015, a Paróquia tem realizado eventos, campanhas, contribuições espontâneas e bazares e intensificado a campanha do Dízimo para viabilizar a construção de um templo maior.