Abertos à misericórdia, na catequese, para acolher os mais necessitados

A A
Mais de 200 catequistas da Região Brasilândia participaram entre os dias 24 e 26 da Semana Catequética, realizada na Creche Azul, no bairro de Taipas.
Publicado em: 02/03/2016 - 15:00
Créditos: Renata Moraes

Mais de 200 catequistas da Região Brasilândia participaram entre os dias 24 e 26 da Semana Catequética, realizada na Creche Azul, no bairro de Taipas.

Voltada para os catequistas de iniciação à vida cristã, a atividade, em toda a Arquidiocese, tem a temática “Jesus: Fonte de Misericórdia”, com enfoque na evangelização, na liturgia e na Catequese.

Na abertura da formação, na quarta-feira, 24, Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, destacou que “são nas salas de Catequese que sairão os novos padres, religiosos e religiosas”. O Bispo também apresentou o Padre Gleidson Luís de Sousa Novaes, vigário paroquial da São Judas Tadeu, como o assessor da Pastoral da Crisma.

O teólogo André Milani assessorou a primeira noite com o tema “A Misericórdia no Agir Cristão – Evangelização”, destacando que “o catequista é aquele que com sua atuação evangelizadora tem a sensibilidade de perceber o outro em suas necessidades, tanto corporal quanto espiritual. Ele deixa a misericórdia passar pelo seu coração para poder melhor acolher e cuidar dos mais necessitados”.

O Professor Antônio Claro Leite tratou sobre “A misericórdia celebrada – Liturgia”, na segunda noite do evento. “A liturgia é fonte e graça, ou seja, é o caminho para alcançar a graça. Deus nos convida para o amor, para a prática da misericórdia”, afirmou. E exortou os catequistas sobre o amor de Deus. “A atitude de Deus é sempre a de amar. Deus ama mais do que possamos imaginar”.

Com o tema “Jesus, catequista e fonte da Catequese”, o Padre José Adeildo Machado, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, assessorou o último dia de formação. “Não se é catequista pensando em ‘poder’, pois o verdadeiro poder é o serviço, a humildade. ‘Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz’ (cf Jo 13,15)”. O Sacerdote ainda destacou: “Hoje se faz necessário que a Catequese seja, de fato, iniciação e não apenas um ensino”.