2 mil conclamam: ‘Eucaristia e paz!’

A A
Fiéis lotam a praça do Samba, em Perus, na Solenidade de Corpus Christi, dia 4
Publicado em: 17/06/2015 - 15:15
Créditos: Juçara Terezinha Zottis

No coração do bairro de Perus, na praça do Samba, 2 mil pessoas, vindas em caravanas das paróquias que compõem o Setor Pastoral Perus da Região Brasilândia, participaram da Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira, 4.

No chão da quadra da praça, tapetes que expressam os clamores de justiça e paz das comunidades foram feitos com serragem colorida, areia, flores, borra de café, sal e frutos. Eram desenhos alusivos ao tema da Eucaristia e Paz, que transformaram o local em um espaço de meditação e reflexão sobre o contexto social, político e econômico atual.

Entre as muitas pessoas em pé e as outras acomodadas nas arquibancadas de cimento da praça, o olhar e o silêncio era a expressão de fé visível. Às 15h, teve início a celebração eucarística, em clima de devoção e adoração, presidida pelo Padre Cilto José Rosembach, pároco da Paróquia São José, que motivou a assembleia a refletir sobre o cenário de injustiças atuais, como o assassinato da juventude pobre e negra, a violência que assola as famílias, carentes de amor, compreensão e cuidado.

“A Ceia do Senhor não suporta as injustiças. O cristão se torna conhecido enquanto cristão na hora que reparte, ajuda quem precisa, é solidário, participa na vida da comunidade. Eucaristia e paz, a gente faz! A paz é fundamental, indispensável, ter paz implica lutar por ela.

A paz se cria, se constrói pela superação de realidades sociais perversas. A paz é fruto da justiça. Justiça e paz se abraçarão”, afirmou o Padre Cilto. “Corpo de Cristo é sagrado divino, assim também o corpo humano é sagrado, deve ser respeitado, não deve ser machucado”, apontou o Sacerdote. “Felizes os que promovem a paz. Você quer ser feliz? Então promova a paz”, concluiu. Após a comunhão, jovens crismandos entregaram para cada participante uma lembrança do Setor contendo o lema da celebração “Eucaristia e Paz”. Outro destaque da missa foi a expressiva coleta em favor da população desabrigada do Nepal (país afetado por terremotos nos meses de abril e maio), que totalizou R$ 3.527. O valor será depositado na conta da Cáritas Brasileira. A procissão com o Santíssimo seguiu até a Paróquia São José, onde ocorreu a bênção aos fiéis.