Crisma: Tempo de amadurecimento da fé e da dignidade humana

A A
A nova turma teve início em agosto deste ano
Publicado em: 20/09/2017 - 17:45
Créditos: Jenniffer Silva

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor São José Operário, iniciou no domingo, 17, a turma da Crisma de 2017, em um encontro com o tema “Despertar: Se conheça e comece a viver a vida que te espera”, na Escola Estadual Professor Flaminio Favero, na zona Noroeste da cidade. A ideia do tema “Despertar” foi escolhido pela Comissão Organizadora do evento.

Sandro Marques, Membro da Coordenação Paroquial da Crisma, em entrevista afirmou: “É uma maneira de você dizer que tem dois significados: primeiro, que a Paróquia existe, há unidade de todas as comunidades; segundo, mostra uma proposta de trabalho para um jovem, é uma maneira de perguntar ao jovem: você quer viver isto? ".

Ainda segundo Sandro, “a juventude de hoje é uma muito visual, mas ela tem que ser convencida sobre a caminhada para a Crisma”, afirmou.

Missão

“A gente tenta fazer com que os jovens possam viver uma Crisma celebrativa”. É dessa forma que Sandro define a missão da Pastoral na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Uma das atividades é a formação do jovem no processo de amadurecimento da fé, de forma contínua e catequética embasada na espiritualidade.

Neste ano, 140 jovens iniciaram em agosto o processo de confirmação do Batismo. “A missão principal da Crisma é fazer com que as pessoas tenham uma experiência forte de Deus, mas essa experiência trabalhada dentro de uma metodologia e uma pedagogia catequética”, frisou Sandro.

A atividade

Durante todo domingo, os mais de cem crismandos vivenciaram diferentes momentos a fim de ecoar o início dessa caminhada. Durante a primeira oração, foi lida a passagem de 1 Coríntios 12: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”.

As atividades prosseguiram com Diogo Moreira, colch (palestrante de orientação profissional e pessoal) e antigo crismando da Paróquia, que dialogou com os jovens sobre a vida em comunidade e a importância dos amigos e da família. Também houve testemunhos dos novos catequistas sobre as experiências que já tiveram na Pastoral da Crisma.

No encerramento do encontro, houve missa, presidida pelo Padre Gilson Feliciano Ferreira, Vigário Paroquial. Alguns familiares dos jovens também participaram da celebração.

Dignidade Humana

Ao longo dos anos, os catequistas preocupam-se com as marcas deixadas na vida de cada um que passa por esses grupos, por meio de uma catequese ativa, considerando a vitalidade com que os jovens chegam aos encontros.

Atentos à construção da identidade e dos retalhos da vida de cada membro, a Crisma da Paróquia Imaculado Coração de Maria preocupa-se com a dignidade humana dos crismandos. Logo nos primeiros encontros, o diálogo e conhecimento entre o grupo é realizado com base nesse parâmetro.

Outro fator é a busca contínua pela presença da família na caminhada rumo ao sacramento da  Confirmação, aproximando os responsáveis pela vida e revelando o amor de Deus não só ao jovem, mas a todo o berço que o acolhe.

 

Oração Inicial do Encontro