Vós acreditais? - Raul de Amorim

A A
04/12/2015 - 00:15

Mt 9,27-31

Um dos sinais da salvação anunciada pelos profetas para indicar o Messias é dar vista aos cegos. O profeta Isaias diz: “Então os olhos dos cegos vão se abrir e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará, porque jorrarão água do deserto e rios na terra seca”. (Is.35,5-6) Jeremias diz: “Vejam que chegarão dias – oráculo de Javé – em que farei brotar para Davi um broto justo. (Jr.23,5) Mateus quer indicar que estamos em novos tempos, os tempos messiânicos.

A leitura começa dizendo que dois cegos estavam seguindo Jesus e gritando no meio da rua: “Filho de Davi, tem piedade de nós! Um título messiânico aplicado a Jesus no evangelho. É importante lembrar que Jesus não gostava muito desse título de “Filho de Davi” já que implicava uma concepção demasiadamente humana de Messias. Ele gostava mais do misterioso título de “Filho do Homem”. Nem por isso Jesus deixou os dois na mão!

O texto dá a entender que Jesus está indo para casa e mesmo ouvindo o pedido continuou andando até o local. Os dois foram acompanhando e ao entrar na casa conseguiram se aproximar de Jesus. Podemos imaginar a dificuldade desses cegos! “Será que não nos escuta?! Precisaram ter muita perseverança! Grande lição!

É importante anotar o detalhe. Jesus chega em casa e os dois também entram com ele, como se fosse a coisa mais normal do mundo! Eles se sentem em casa na casa de Jesus! Hoje a situação é tão diferente que a gente desconfia de todo mundo. Poderíamos pensar também que ao dizer que os cegos entraram na casa o evangelista quer nos ensinar que para chegar à luz da fé é necessário entrar na comunidade.

Os dois cegos pedem insistentemente a Jesus que os cure. Jesus pergunta: “Vocês crêem que eu lhes posso fazer isso? Tudo depende da real liberdade da fé. Só então eles serão iluminados pelo resplendor da luz divina. Jesus pretende mostrar aos dois e aos presentes na casa, que para conseguir uma graça é necessário uma fé cheia de confiança. Eles responderam afirmativamente e por isso recebem o dom da cura. “Quem não crê não é capaz de contemplar a luz de Cristo”. (Orígenes)

Por fim Jesus pede para não divulgar o milagre. Mas a proibição não adiantou muito. Os dois saíram e espalharam a Boa Notícia. A intenção do evangelista é dizer que ao encontrar com o Mestre eles se tornam evangelizadores. O amor comunicado por Jesus transborda o coração.