Você faz parte da família de Jesus? - Diácono Mario Braggio

A A
21/09/2015 - 11:30

Graças a Jesus todos nós podemos fazer parte da família de Deus. Diferentemente das demais, essa família não se fundamenta nos laços de sangue, ascendência, estirpe ou linhagem, mas é formada por todos aqueles que ouvem e põem em prática a Palavra de Deus.

Ouvir a Palavra é muito importante, porém, insuficiente. Não pode se resumir ao escutar; há que se deixar penetrar por ela, acolhendo-a na mente e no coração, deixando-se transformar, facultando a própria conversão.

Essa conversão permanente, que faz mudar atitudes, deve gerar novas condutas e novos comportamentos sempre alinhados à vontade do Pai. Assim, ouvir-acolher-praticar a Palavra de Deus caracteriza o círculo virtuoso que nos torna irmãos de Jesus e parte da sua família.

Fazer parte da família de Jesus é segui-lo, é caminhar com ele; é ter os mesmos sentimentos que havia nele; é praticar a misericórdia junto aos mais necessitados e excluídos, sem discriminação; é trabalhar para construir o Reino de Deus.

Fazer parte da família de Jesus é desvestir-se do orgulho e da soberba, libertar-se de todo tipo de ganância e partilhar, dividir, comungar.

O irmão de Jesus é pessoa concreta que vive na comunidade e continua – no tempo e em diferentes lugares – a mesma prática misericordiosa e libertadora de Jesus.

O irmão de Jesus é quem se coloca no meio dos demais como aquele que serve (cf. Lc 22,27).

A opção pelo Reino cria laços de amizade, promove fraternidade e gera solidariedade entre todos os que se sentem unidos por tal escolha. Tal sentimento, contudo, jamais deve ser motivo para nos fecharmos em nós mesmos, para nos afastarmos dos outros, para nos considerarmos melhores ou merecedores de qualquer consideração especial.