Vão contar a João o que estão ouvindo e vendo - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
11/12/2016 - 00:15

Mt 11,2-11

“Alegrai-vos sempre no Senhor”. É com estas palavras que se abre a liturgia deste domingo, chamado de Domingo Gaudete, ou domingo da alegria. A cor roxa esmaecida se torna rosa indicando que o Natal se aproxima. Alegremo-nos porque há mudanças no horizonte. O que era ruim começa a ficar bom. Há flores na terra que antes era deserta. Ânimo! Diz o profeta Isaías. Fortaleçam as mãos enfraquecidas, firmem os joelhos debilitados. Fiquem firmes e fortaleçam os corações, diz São Tiago. Nada de lamentações ou de queixas.

Vejam a glória do Senhor, vejam a sua vingança e a sua recompensa. Vejam os cegos, os surdos, os coxos, os mudos. Cantem com eles, com o rosto brilhando de infinita alegria. Não há mais dor, não há mais pranto. Esta é a visão do fim que virá depois da ação. A obra do Senhor não fica no meio do caminho. Ele faz justiça aos oprimidos, dá alimento aos famintos, liberta os cativos, ergue o caído, protege o estrangeiro, ampara a viúva e o órfão, ama o justo, mas confunde os caminhos dos maus.

Onde está esse Senhor? Abram as portas ao Salvador. Que ele entre, o Rei da Glória. Onde está João Batista? O Precursor está preso. Na prisão, ele ouviu falar das obras de Jesus. É ele o Senhor ou temos que esperar por outro? Visão e ação se juntam de novo. Vão dizer a João o que vocês estão ouvindo e vendo, digam o que está acontecendo. Vejam os cegos, os paralíticos, os leprosos, os surdos, os mortos. Vejam os pobres. Eles estão sendo evangelizados.

Estes são os sinais do Salvador. Jesus fazia o cego ver e o paralítico andar. E hoje, onde está esse Jesus? Onde está João Batista? Por que estava na prisão? Porque não era um caniço agitado pelo vento, não vivia em palácios nem se vestia com roupas finas. Era um profeta e mais do que um profeta. Onde estão hoje os precursores do Senhor? Quem fará hoje as obras do Senhor, quem falará em seu nome? João estava preso por uma causa. Que as causas não nos prendam e não nos impeçam de agir. Não passem o tempo se queixando uns contra os outros, mas tomem por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

O Senhor que está vindo e que veio no passado, que criou o ser humano e maravilhosamente o restaurou, aja em cada um de nós, seus discípulos missionários, e cure a nossa cegueira, abra nossos ouvidos e desate nossa língua, dê força aos nossos joelhos, movimente nossas mãos para podermos também nós agir com firmeza, a fim de que os pobres sejam de fato evangelizados e isso não seja razão de escândalo.