Tensão: Jesus e as autoridades - Raul de Amorim

A A
26/02/2016 - 00:15

Mt. 21,33-43.45-46

O texto de hoje faz parte de um bloco que o evangelista Mateus propõe para mostrar a tensão entre Jesus e as autoridades. Começou com a pergunta dos chefes dos sacerdotes e anciãos: “Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade”? (Mt.21,23). Quando o evangelho foi escrito, as comunidades sofriam muito com a incompreensão dos judeus. Essa memória das palavras de Jesus eram um incentivo na caminhada.

Mt. 21,33-40: A parábola da vinha. Jesus começa assim: “Escutem outra parábola. Um proprietário plantou uma vinha. Cercou-a com muro, construiu nela um tanque para pisar a uva e ergueu uma torre de vigia..." Pela imagem da vinha, e pela pergunta dirigida ao público tomada como uma espécie de júri, a história faz memória do livro do profeta Isaias que os ouvintes conheciam muito bem. Jesus se dirige aos chefes dos sacerdotes, aos anciãos que em geral eram grandes proprietários de terra.

Por meio desta parábola, Jesus esclarece algumas coisas: A) Revela qual a origem de sua autoridade: Ele é o filho, o herdeiro. B) Denuncia o abuso de autoridade dos agricultores, isto é dos sacerdotes e anciãos que não cuidavam do povo de Deus. C) Defende a autoridade dos profetas, enviados por Deus, mas massacrados. D) Desmascara as autoridades que manipulam a religião e matam o filho, porque não querem perder os privilégios.

Sem dúvida, nesta parábola Mateus está narrando a história de Jesus, enviado ao povo de Israel, mas foi rejeitado “Então o agarraram, o arrastaram para fora da vinha e o mataram”.(Mt. 21,39) O Calvário fica fora dos muros de Jerusalém.

Mt. 21,41-46: A sentença dada por eles mesmos. No fim da parábola Jesus pergunta: “Quando o dono da vinha vier, o que fará com esses agricultores?" Os chefes dos sacerdotes e anciãos do povo responderam: “Mandará matar de modo violento esses malvados e arrendará a vinha a outros agricultores que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. Eles não se deram conta de que a parábola estava falando deles mesmos. Decretaram a própria condenação!

Várias vezes Jesus usa esse método. Ele leva a pessoa a dizer a verdade sem ela se dar conta que está se condenando a si mesmo. Essa experiência está muito presente em nossa vida! Deixando claro que a última palavra é Deus quem dá, e tendo como referência o salmo 118, 22, o evangelista coloca nos lábios de Jesus um anúncio da sua ressurreição: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra que sustenta a construção?”

Liturgia Diária e a Campanha da Fraternidade: A leitura de hoje é um convite para cuidar da vinha do Senhor. Jesus mostra que ela se estende a todos os povos e a toda criação, sabendo que, embora o trabalho seja difícil, Deus está conosco. O que estamos fazendo com a vinha do Senhor, com a família humana, com nossa mãe terra? “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.