Também nós somos cegos? - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
26/03/2017 - 00:15

Jo 9,1.6-9.13-17.34-38

Estamos no Tempo da Quaresma, caminhando com Jesus para a Páscoa da Ressurreição. Andando pelas ruas da nossa existência, vemos, com ele, um homem que não vê. Era um cego de nascença. Também ele nos conduz neste caminho quaresmal e nos ajuda a ver. Quaresma é tempo de conversão, por isso precisamos ver onde está o pecado, quem é o pecador e buscar todos juntos a conversão.

O capítulo nono do Evangelho de São João, que lemos na liturgia de hoje, é bem movimentado. Lido na Quaresma, ele nos faz procurar quem é o verdadeiro pecador que precisa de conversão. Já de início os discípulos perguntam se o cego era pecador, e por isso era cego, ou se seus pais eram pecadores e o filho estaria pagando pelos pais. Jesus curou a cegueira daquele homem e seu gesto desencadeou uma enorme discussão. O pecador passa a ser Jesus. “Sabemos que esse homem é um pecador”, dirão os fariseus ao que fora cego. Novamente, o pecador volta a ser o cego, agora formalmente acusado: “Tu nasceste todo em pecado”. A agitação termina com o cego curado sendo expulso da comunidade, e vem então a bonança. Muda o cenário e num ambiente de tranquilidade Jesus e o homem curado conversam amigavelmente. – “Você acredita no Filho do Homem? - Quem é para que eu creia nele? – Você o está vendo! – Eu creio!” Agora sim o que fora cego está vendo e vê o que verdadeiramente importa. Vê Jesus. O ambiente é calmo e sente-se nele um clima de alegria serena.

Da agitação à serenidade, da serenidade à crítica irônica. Jesus então proclama para que todos ouçam, que ele veio exercer um julgamento: que os que não veem, vejam, e os que veem se tornem cegos. Os fariseus entenderam rapidamente o que Jesus estava dizendo. “O senhor está dizendo que nós somos cegos?” perguntaram eles. E a fantástica resposta de Jesus: “Vocês não são cegos, porque o cego não tem pecado. Se vocês fossem cegos, vocês não teriam culpa”. Pecador não era o cego, e menos ainda Jesus. Pecador era quem dizia enxergar. Em toda a cena, pecadores eram os fariseus que acusavam e julgavam e não aceitaram com alegria a cura do cego. Talvez o verdadeiro pecador que precisa de séria conversão seja eu. Pare, seja você quem for, e pense se a causa de muitos males não está em você, nas pessoas que você apoia, nas estruturas que você mantém!

Peçamos também a Deus que abra os olhos de todos os brasileiros para que contemplem a beleza dos biomas de nosso país, para que se convertam e não destruam a bela natureza criada por Deus. Da Mata Atlântica restam 12,5% da sua área original. O resto já não se pode ver.