Surpresas de Deus - Raul de Amorim

A A
07/10/2016 - 00:15

Lc. 1,26-38

Nossa Senhora do Rosário é o título que damos a Maria na aparição a São Domingos de Gusmão em 1208. Ela é também, tradicionalmente, a santa de devoção dos negros devido à semelhança entre o rosário e o fio de contas (colar de santo) usado nas religiões de matriz africana. O texto escolhido para essa festa descreve a visita do anjo Gabriel a Maria.

Lc. 1,26-27: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré...

O olhar de Deus se volta agora para uma jovem mulher. Lucas apresenta as pessoas e os lugares: uma virgem chamada Maria, prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. Nazaré uma cidadezinha na Galileia. Galileia era periferia. O centro era Judéia e Jerusalém. O nome Gabriel significa: Deus é forte.

A história da visita de Gabriel a Maria começa com a expressão: “No sexto mês”. Trata-se da gravidez de Isabel, esposa de Zacarias e prima de Maria.

Lc. 1,28-29: Entrando onde ela estava o anjo lhe disse: “Alegre-se, cheia de graça: o Senhor está com você!” Ao ouvir isso, Maria ficou confusa e se perguntava...

Foi no Templo que o anjo apareceu a Zacarias. A Maria ele aparece na casa dela. A Palavra de Deus atinge Maria no ambiente da vida de cada dia.  As palavras do anjo Gabriel são semelhantes às proferidas a Moisés (Ex3, 12); a Jeremias (Jr.1,8); a Rute (Rt.2,4) e a muitos outros. Elas abrem o horizonte para a missão que estas pessoas deviam realizar a serviço do Povo de Deus.

Intrigada com a saudação, Maria procura saber o significado. Ela é realista, usa a cabeça. Quer entender. Que lição importante, Maria!

Lc. 1,30-33: O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça junto de Deus. Eis que você ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus...”

A primeira saudação de Deus ao ser humano: não ter medo! Em seguida, o anjo recorda as grandes promessas do passado que vão ser realizadas através do filho que vai nascer de Maria. Este filho deve receber o nome de Jesus que significa “Deus é Salvação”.

Ele será chamado Filho do Altíssimo e nele se realizará, finalmente, o Reino de Deus prometido a Davi, que todos estavam esperando. Esta é a explicação que o anjo dá a Maria para ela não ficar assustada.

Lc. 1,34: Maria disse ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não vivo com nenhum homem?”

Maria tem consciência da missão importante que está recebendo, ela também esperava o Messias, no entanto ela permanece realista. Não se deixa embalar pela grandeza da oferta e deixa clara a sua condição: Como isso vai acontecer?

Ela analisa a oferta a partir dos critérios que nós seres humanos, temos a nossa disposição. Humanamente falando, não era possível que aquela proposta da Palavra de Deus se realizasse naquele momento.

Lc. 1,35-37: O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus...”

O Espírito Santo, presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação (Gn 1,2), consegue realizar coisas que parecem impossíveis.

 Quando hoje a Palavra de Deus é acolhida, algo novo acontece pela ação do Espírito Santo! Algo tão novo e surpreendente como um filho nascer de Isabel, uma senhora já de idade, da qual todos diziam que ela não podia ter criança! São as surpresas de Deus!

Lc. 1,38: Então Maria disse: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse”.

Maria usa para si o título de Serva, empregada do Senhor. O título vem de Isaías, que apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas sim como um serviço. Mais tarde, Jesus, o filho que estava sendo gerado naquele momento, definirá sua missão: “Assim o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir... (Mt. 20,28) Aprendeu  da Mãe!

A Palavra de Deus chega até Maria através de uma experiência profunda de Deus manifestada pelo anjo. Foi graças a meditação da Palavra que Maria foi capaz de perceber a proposta de Deus. Assim também acontece com a gente. As visitas de Deus são constantes. Mas por falta de aprofundamento e meditação não percebemos a visita de Deus em nossas vidas.

Ao contrário de Zacarias, que era sacerdote e pouco sensível à novidade da intervenção divina, Maria de Nazaré acolhe o desafio que lhe é proposto: trazer ao mundo aquele que será chamado Filho de Deus.