Senhor, Tu Sabes que Te Amo! - Raul de Amorim

A A
13/05/2016 - 00:15

Jo. 21,15-19

Estamos chegando à festa de Pentecostes. O evangelho relata o último encontro de Jesus com os discípulos. Foi um reencontro celebrativo marcado pela ternura e pelo carinho. Eles tiveram a oportunidade de saborear a refeição preparada por Jesus. Que privilégio! O cardápio?!  Peixe na brasa e pão.

Jo. 21,15-17: Depois de terem comido... Chegando à praia os discípulos descobrem que Jesus já havia preparado uma refeição com pão e peixe assado nas brasas. Todos fizeram uma ceia de confraternização. O próprio Senhor Jesus preparando a comida.

Terminada a refeição, o evangelho fala do encontro de Pedro com Jesus. Como no primeiro encontro, esta conversa acontece à beira do mar de Tiberíades. No primeiro, Jesus o convida pessoalmente a segui-lo e ser pescador de pessoas (Mt.3,18-20). Pedro aceita o convite e durante três anos convive com Jesus, aprende como Ele se relaciona com as pessoas, com o Pai, e vai tentando com muita dificuldade entender seu projeto. Sofreu muito com o impacto do sofrimento e da morte de Jesus.

E agora, depois da experiência de outra pesca milagrosa estão frente a frente. Jesus como que “quebrando o gelo” toma a iniciativa e pergunta: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?” Por que essa pergunta? Será que conseguimos imaginar o olhar de Jesus para Pedro? Seria de recriminação? Certamente foi um olhar de misericórdia. Foi um encontro pessoal. Por isso Pedro responde: “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo”.  Jesus ficou satisfeito com a resposta.

Por isso Pedro recebe a tarefa de cuidar das ovelhas, ou seja, dos membros da comunidade. Mas fica claro que as ovelhas não lhe pertencem; ele exercerá bem a sua função se tiver plena consciência de que o pastor é o Ressuscitado: “Alimente as minhas ovelhas”. É na fidelidade a Jesus e ao seu projeto que tanto Pedro (e todos que exercem na comunidade ministérios de liderança) quanto às ovelhas encontrarão a fonte e o sustento de seu testemunho.

Jo. 21,18-19: A leitura de hoje termina com a frase de Jesus a Pedro e a todos nós: “SIGA-ME”.  A vida do seguidor do Mestre é estar sempre a caminho, seguindo seu exemplo. Quem vive o amor e o manifesta em suas palavras e atitudes torna-se discípulo e discípula de Jesus.

O evangelho de hoje retrata a vida das comunidades do tempo de João evangelista. A força que as sustentavam e as mantinham unidas não era em primeiro lugar a doutrina, mas o amor. Em nossas comunidades somos orientados e estimulados a estudar e aprofundar a fé. Isso é muito bom, mas não podemos esquecer que em primeiro lugar está a prática da acolhida, do amor. Lembremos o recado de Jesus: “Se vocês tiverem amor uns aos outros, todos vão reconhecer que vocês são meus discípulos”. (Jo.13,35)

Jesus não pediu um “curriculum” a Pedro para sondar a sua capacidade. Só perguntou: “Você me ama”? Sem amor não existe diálogo, perdão, compromisso, missão.