Sem privilégios - Cônego Celso Pedro

A A
25/09/2015 - 11:00

Dia 30 é festa de São Jerônimo, grande tradutor e intérprete das Sagradas Escrituras, por isso o mês de setembro é dedicado à Bíblia e, no último domingo, celebramos o dia nacional da Bíblia. O Salmo 1 diz que a Bíblia se lê com prazer. Medita-se a Palavra de Deus não obrigado, mas com alegria e essa meditação mostra o seu resultado na nossa vida prática.

Hoje, as Escrituras nos dizem que um homem expulsava demônios em nome de Jesus, mas não fazia parte do grupo dos discípulos. Os discípulos então o proibiram de libertar as pessoas do poder demoníaco. Por quê? Porque o libertador não era do grupo deles. Não importava o bem que estivesse fazendo. Os discípulos já tinham aprendido com Jesus que entre eles não existia um maior ou melhor do que os outros. Sim, pensamos, eu não sou maior do que ninguém, mas o meu grupo sim. Jesus é nosso. Como pode alguém fazer uma boa ação em nome de Jesus se ele nos pertence? No tempo de Moisés aconteceu algo semelhante com dois homens que não estavam com Moisés e os outros anciãos quando veio o Espírito e começaram a profetizar. Quiseram proibir que os dois profetizassem no acampamento. Juntando os dois acontecimentos podemos dizer: Oxalá todas as pessoas profetizem e libertem o seu próximo do poder demoníaco. Quem está a favor da pessoa humana não pode estar contra Deus. Jesus quer discípulos responsáveis e não privilegiados. Ele, porém, os consola garantindo-lhes que não ficará sem recompensa quem os tratar bem por serem eles discípulos de Cristo. Não são superiores a ninguém, mas devem ser respeitados e venerados. Jesus os chama de pequeninos e os coloca sob sua proteção.