Resumo do Reino - Raul de Amorim

A A
04/03/2016 - 00:15

Mc. 12,28b-34

Muitas vezes encontramos nos evangelhos, algumas pessoas importantes que se aproximam de Jesus para questioná-lo sempre na intenção de achar um argumento para condená-lo. Na leitura de hoje vamos encontrar um escriba que com muita sinceridade vai ao encontro de Jesus para saber qual o melhor caminho para Deus.

Mc. 12,28: “A pergunta do doutor da Lei”- É importante lembrar que antes da pergunta do escriba, o questionamento tinha sido com os saduceus a respeito da ressurreição (Mc. 12,23-27). O escriba que tinha assistido o debate deve ter ficado impressionado com a sabedoria de Jesus e aproveitou a ocasião para um esclarecimento. Os escribas eram reconhecidos como pessoas sábias. Ele sabia muitas coisas, mas queria saber o fundamental: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Qual o melhor caminho para Deus? O que fazer?

Mc. 12,29-31: “A resposta de Jesus”- Jesus responde citando um trecho da Bíblia: “Ouça Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente, com toda a sua força” (Dt. 6,4-5). Os judeus piedosos recitavam esta frase três vezes ao dia. Era tão conhecida por entre eles como entre nós o Pai-Nosso. E Jesus acrescenta, citando novamente a Sagrada Escritura: “O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo” (Lv. 19,18).

Resposta breve e muito profunda! Por essa atitude cada ser humano sai de si, tanto para proclamar a grandeza e bondade do Criador, diante de quem reconhece a própria limitação, quanto para estabelecer relações de fraternidade e justiça com os semelhantes.

Mc. 12,32-33: “A resposta do doutor da Lei”- O doutor concordou com Jesus e concluiu: “Muito bem. Com razão disseste que Deus é o único, e que não existe outro além dele. E que amá-lo com todo coração, toda a inteligência e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo, vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios”. Esta afirmação já vinha desde os profetas: “Pois eu quero amor e não sacrifícios, conhecimento de Deus mais que holocaustos” (Os. 6,6). O doutor da Lei parece ter entendido e concordado. Mas não basta: é necessário comprometer-se com aquilo que se afirma.

Mc. 12,34: “O resumo do Reino”- Jesus confirma a conclusão do escriba e diz: “Você não está longe do Reino de Deus” o doutor já estava perto, mas para poder entrar no Reino teria que dar mais um passo. Antes o critério do amor ao próximo era: “Amar o próximo como a si mesmo” Jesus alargou o sentido do amor: “Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês. Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. (Jo. 15,12-13) É o caminho certo para se chegar a uma convivência mais justa.

Entendendo a Bíblia e a Campanha da Fraternidade Ecumênica: O que Deus quer de nós é que sejamos como jardineiros que cuidam da natureza com carinho. E, também, o cuidado uns com os outros, como quem cuida de plantas que amam.