REJEIÇÃO DOS CONTERR NEOS> Raul Amorim

A A
03/08/2018 - 00:00

Mt. 13,54-58

A sabedoria de Jesus deixou intrigada a população de Nazaré, onde ele vivera desde a infância. Era inexplicável como alguém, cujos parentes nada tinham de especial, falasse com tamanha autoridade. Como Jesus enfrentou essa dificuldade?

Mt.13,54> Voltando para sua terra, ensinava na sinagoga deles, de modo que se maravilhavam e diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres”?

É sempre bom voltar para a terra da gente. Após algum tempo, Jesus também fez essa experiência e como de costume, no dia de sábado, foi para a reunião da comunidade. Jesus não era o coordenador, mesmo assim ele tomou a palavra. Sinal de que as pessoas podiam participar e expressar a sua opinião.

O povo ficou admirado, mas não entendeu profundamente suas atitudes. Como pode?! Jesus, filho deste lugar, que eles conheciam desde criança, como é que ele agora ficou diferente?

Mt.13,55-56: “Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria? Não são seis irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem todas entre nós? Então de onde lhe vêm todas essas coisas?

Os conterrâneos de Jesus não conseguem entender como alguém que não estudou filho de família simples, tenha sabedoria que os entendidos da religião e do poder não possuem. O povo de Nazaré não aceitou o mistério de Deus presente numa pessoa comum como eles conheciam Jesus.

Mt.13,57-58: E se escandalizavam por causa dele. Jesus, porém, lhes disse: “Não existe profeta sem honra, a não ser em sua terra e em sua casa. ” E Jesus não fez aí muitos milagres, porque eles não tinham fé.

Jesus sabe muito bem que “santo de casa não faz milagre” Onde não existe aceitação nem fé, a gente não pode fazer nada. O preconceito o impede. Jesus, mesmo querendo, não pôde fazer nada.

Por ser filho de um casal pobre e de pouca assistência aos estudos da Tora, Jesus não teria condição de pregar e fazer milagres. Por isso os judeus, os seus conterrâneos não entendem de onde vem aquela sabedoria e poder.

Muitas vezes Deus nos manda pessoas conhecidas para nos questionar a respeito da conduta cristã. Como esses irmãos não são formados dentro dos critérios que nós colocamos ou não são se encaixam da mesma caminhada não damos crédito as suas considerações. Perdemos a grande chance de crescimento. O Espírito sopra onde quer!

P/ CEBI: Centro Estudos Bíblicos> Raul de Amorim Pires> raul4@gmail.com