REGRESSO À ALIANÇA - Pe. Reuberson Ferreira

A A
21/03/2018 - 22:00

QUINTA-FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

Leituras: Gn 17, 3-9 / Sl: 104 / Evangelho: Jo 8, 51-59

 

Avizinha-se a festa da páscoa. Estreita-se o caminho para a celebração maior de nossa fé, a paixão, morte e ressureição de Jesus. Poucos dias nos separam do fim deste tempo quaresmal e nos inserem num novo tempo onde experimentamos, também liturgicamente, a eterna alegria da ressurreição de Jesus.

 Não obstante a excitação natural causada pela eminência da páscoa, a liturgia desta quinta-feira da quinta semana do tempo quaresmal, segue convocando os homens e mulheres de boa vontade a volverem seus olhares ao Senhor. De modo particular, convidam-nos à reviver a aliança feita para salvação dos homens com Abraão e plenificada em Jesus Cristo

A primeira leitura, extraída do livro do gêneses, apresenta a aliança entre Deus Abraão e sua descendência. Sem contemplar a face do Senhor, com o rosto prostrado por terra(v,3), Abrão escuta a narrativa da aliança. Ela consiste na promessa de uma descendência numerosa (v.5.6), uma pátria definitiva (v.8) e implica numa mútua fidelidade entre Deus e o povo (v.8b, 9). Tacitamente, ensina-nos o texto que Deus está ao lado da humanidade desde sempre em razão de sua aliança com ela celebrada, fez-nos uma multidão e garantiu-nos um pátria definitiva ( celeste).

O evangelho e o salmo acentuam a ideia da aliança entre Deus e a humanidade. A cítara suave do salmista, convida a humanidade a buscar o Senhor que não se furta à aliança celebrada com a humanidade. O evangelho, por seu turno, segue o diálogo entre Jesus e os Judeus. O imbróglio aqui posto é sobre a filiação de Cristo, sua autoridade para falar em nome de Deus e perdoar os pecados, como fizera com a mulher adúltera ( Jo 8, 1-11). A resposta de Jesus repousa sobre dois aspectos, primeiro sua fidelidade ao desígnios do Pai (v.54); Segundo porque ele mesmo, vindo do Pai, é Deus com Ele(v.59).O ensinamento explicito desta leitura é para o regresso à aliança com Deus, tornada plena em Jesus. Não se trata, com Jesus mesmo o faz, de um retorno intimista, mas de uma convicção demonstrada por ações concretas e atos corajosos de superação de todo mal em nome da fé num Deus libertador. Assim, garantiremos uma humanidade numerosa(eterna) e atingiremos a pátria definitiva.

 

Em resumo as leituras da liturgia desta quinta feira do tempo quaresmal buscam moldar nosso coração para a aliança com Deus. Recordam-nos que Deus está ao lado da humanidade e deixa-se encontrar por ela. Ao mesmo tempo, ensina que essa aliança logra pleno sentido em Jesus e, atualmente, revela-se a humanidade nas ações de Justiça, caridade e fraternidade praticada por aqueles que verdadeiramente seguem o Senhor como o olhar e o coração voltados para o  Reino.

 

Pe. Reuberson Ferreira, M.S.C é mestre em teologia - PUC/SP. Trabalha na Paróquia S. Miguel Arcanjo, Arquidiocese de São Paulo.