Reflexão de Raul de Amorim

A A
17/07/2015 - 00:15

Mt. 12,1-8

A lei existe para o bem

Jesus conhecia a Bíblia de cor e salteado! Essa expressão pode ser estranha, a leitura de hoje retrata essa afirmação. Ele a invocava para mostrar que os argumentos dos seus opositores não tinham fundamento. Naquele tempo não havia Bíblias impressas como temos hoje em dia. Em cada comunidade só havia uma única Bíblia que ficava na sinagoga.

Se Jesus conhecia tão bem, é sinal de que ele, durante os 30 anos de vida em Nazaré, deve ter participado muito da vida da comunidade onde todo sábado se liam as Escrituras. No evangelho de Lucas temos esta informação: “Jesus foi para Nazaré, onde tinha sido criado. No sábado entrou na sinagoga, como era seu costume, e se levantou para fazer a leitura”. (Lc 4,16) Vamos ao trecho de hoje:

Nessa ocasião, Jesus passou pelas plantações num sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a arrancar espigas e comê-las. (Mt 12,1) Vendo esta cena, os fariseus aproveitam e começam a questioná-lo. Eles dizem que os discípulos de Jesus, cometeram dois pecados: apropriaram-se do que não lhes pertencia, e fizeram isso em dia de sábado. Eles fazem essa  acusação lembrando o livro do Êxodo. (Ex 20,8-11)

Para responder às acusações, Jesus recorre às Escrituras, ao mostrar que o próprio Davi também cometeu uma transgressão, pois tirou os pães sagrados do Templo e os deu aos soldados que estavam com fome. (1 Sam.21,2-7) Jesus mostra que a própria Lei não é absoluta. Jesus não diz que a lei não tem importância. O que Ele argumenta é que na Bíblia há casos precedentes e a lei é para libertar as pessoas e não para oprimi-las.

Para aprofundar essa temática, Jesus faz memória de outro livro da Bíblia: O profeta Oseias: “Pois eu quero misericórdia e não sacrifício”. (Os 6,6) Para compreender a Lei é preciso partir de uma postura de misericórdia: diante da fome tudo se torna secundário, pois a vida está acima de qualquer estrutura. A lei existe para o bem da vida, e não vice-versa! “Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.” Realmente Jesus conhecia a Bíblia! Ainda falta muito para nós termos a mesma familiaridade com a Bíblia.

Meditando o evangelho vieram em minha mente as palavras do Papa Francisco: Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.” (Bula da proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia)