Reflexão de Raul de Amorim

A A
08/07/2015 - 20:45

Mt 10,16-23

Ovelhas entre lobos

O capítulo 10 do evangelho de Mateus é conhecido como o Sermão da Missão. O evangelista reúne num único discurso várias frases e avisos de Jesus que explicam como esta missão deve ser executada e quais as dificuldades que ela traz consigo. Hoje vamos meditar a parte que descreve as dificuldades da missão.

Não é muito confortadora a tarefa do missionário. A tarefa que os discípulos estão recebendo mexe com interesses, seguranças e tradições. O cumprimento da missão acontece em meio às dificuldades: os missionários serão entregues aos tribunais, flagelados nas sinagogas arrastados diante de reis e governadores. A hostilidade não vem somente de fora, mas também da comunidade e da própria família. É bom lembrar que os parentes de Jesus não conseguiam entender a sua proposta (Mc 3,20-21).

Foi essa a experiência de Jesus, certamente será das comunidades que abraçarem a missão do Reino. “O discípulo não está acima do seu Mestre”. Os discípulos terão o mesmo destino de Jesus; sofrer as conseqüências da missão que liberta e dá vida nova. Como o próprio Jesus, os seus seguidores serão perseguidos, presos e condenados.

Mateus está falando da situação das comunidades cristãs do século l, perseguidas e hostilizadas por parte de alguns grupos judeus e da presença dos filhos da Loba romana. Jesus esclarece que “as ovelhas sem pastor” são ainda atacadas e estes (lobos) os aguardam. Teriam que ser sabidos como as serpentes e simples ou livres como a pomba selvagem da Galiléia. Para concretizar esta missão tinham a certeza: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt.28,20)

Em nosso tempo, onde o consumismo e a corrupção de alguns estão acabando com a nossa alegria de viver precisamos perseverar no testemunho autêntico denunciando as práticas contrárias à vida plena para todos. Para resistir é necessário espelhar-se naquele que nos envia, e ter a convicção de que a missão é guiada pelo Espírito Santo, sem recuar diante das difamações e hostilidades, e sem fazer uso dos meios empregados pelos opositores.

Este texto faz lembrar o salmo126 (125) que retrata muitas vezes o desafio do missionário: “Quem vai, vai chorando, a semear sua semente. Ao voltar, voltará cantando, a carregar o seu trigo!”