Reflexão de Raul de Amorim

A A
12/06/2015 - 00:15

Jo. 19,31-37

Coração Amoroso

“Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão..." Este refrão tão cantado pelo povo expressa o sentido da leitura de hoje. Celebramos a festa do coração que muito amou! Festejamos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Seu grande ensinamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Quando analisamos a vida de Jesus lembramos de Santo Agostinho: “A medida do amor é amar sem medida”.

Morto na cruz, Jesus é o grande sinal, o ápice de todos os sinais narrados pelo evangelista. Captar e testemunhar este sinal  é questão decisiva, pois só através dele a história da pessoa humana vai encontrar a possibilidade de chegar à sua plenitude, dando lugar à sociedade livre e fraterna. Ele é o verdadeiro Cordeiro Pascal, do qual nenhum osso será quebrado (Ex12, 46).

Do lado aberto de Jesus sai sangue e água. O sangue representa a vida. Separado do corpo, indica a morte. Jesus não reteve a vida para si, mas a entregou até a “ultima gota”. Sua morte é também sua suprema doação e síntese de todos os sinais que realizou em favor da vida. O olhar daquele que vê e testemunha garante que Jesus é a suprema prova de amor de Deus. “E aquele viu tem dado testemunho, e o testemunho dele é verdadeiro. Pois ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem.” (Jo.19,35)
Termino esta meditação com a musica do Pe.Joãozinho: Conheço um coração.

Conheço um coração tão manso, humilde e sereno/ Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos,/ Que tem o dom de amar, que sabe perdoar, e deu a vida para nos salvar.

Jesus manda teu Espírito,/para transformar meu coração (bis)

Às vezes no meu peito bate um coração de pedra/ Magoado, frio, sem vida aqui dentro ele me aperta/ Não quer saber de amar, nem sabe perdoar, quer tudo e não sabe partilhar.

Lava, purifica e restaura-me de novo/ Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo./ Derrama sobre nós a água do amor, o Espírito de Deus Nosso Senhor!