Qual dos filhos eu sou? - Diácono Mario Braggio

A A
13/12/2016 - 00:15

Mt 21,28-32

Dirigindo-se aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, Jesus pergunta: "Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Disse ao primeiro: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. O filho respondeu: Não quero! Mas depois mudou de ideia e foi. O pai, dirigindo-se ao outro filho, disse a mesma coisa. Este respondeu: Sim, senhor, eu vou! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: O primeiro. Jesus lhes disse: Em verdade vos digo: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E vocês, mesmo vendo tudo isso, não se arrependeram nem creram nele” (Mt 21,28-32).

O questionamento que Jesus faz aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo por meio desta parábola é atual e vale para todos nós. Com qual dos dois filhos eu me pareço? Faço parte do grupo dos “bons”, que não precisam se converter, ou dos “pecadores”, que por terem um coração simples e desarmado deixam-se atingir pela bondade de Deus?

Reconheço-me como pecador ainda trilhando o caminho do processo de conversão? Necessito o tempo todo da graça de Deus para manter-me fiel à mensagem de Jesus e me comprometer, de fato, com o Reino?

Ou vou à igreja, participo de celebrações, canto, rezo, tenho um discurso comprometido com o que prega a Igreja, repito, maravilhado, as coisas bonitas que diz o Papa Francisco, envio belas e comoventes mensagens cristãs pelo WhatsApp para um montão de gente – digo sempre “sim” – contudo, a minha prática em casa, na vizinhança, na escola, no trabalho, não é coerente com o que prego? Se este for o meu caso, necessito urgentemente converter-me, pois, não estou tão bem como possa parecer...

O Natal se aproxima. É tempo de todos nós, primeiros e segundos filhos, nos prepararmos acolher Jesus e progredir na nossa conversão, mudando a nossa vida.