Parábola: como entender - Reflexão de Raul de Amorim

A A
23/07/2015 - 19:15

Parábola revela e esconde ao mesmo tempo! Revela para “os de dentro”, que aceitam Jesus como Messias Servidor. Esconde para os que insistem em ver nele o Messias, Rei Glorioso. Estes entendem as imagens da parábola, mas não chegam a entender o seu significado. Elas servem de guia para se compreender o Reino.

A parábola do semeador provocou questionamento: Os discípulos querem saber o significado da parábola. Eles não entenderam. Jesus explica as partes da parábola, desde a semente e o terreno até a colheita. A explicação da parábola focaliza os vários terrenos mostrando o efeito que a missão de Jesus tem sobre os ouvintes ou leitores. Cada pessoa vê e entende a partir do lugar que ocupa na sociedade.

O caminho feito pela palavra é semelhante ao trilhado pelo camponês resistente. Para que ela produza fruto, é necessário enfrentar e superar obstáculos. Ela precisa ser acolhida em profundidade, com a consciência de que o mal quer impedi-la de crescer e frutificar. Os valores promovidos pela sociedade, especialmente da riqueza, são adversários dessa Palavra, porque ela propõe uma reviravolta nos modos comuns de se organizar a vida em coletividade.

Não é possível acolher a Palavra de maneira adequada quando se mantém o apego aos valores promovidos pela sociedade. Na explicação da parábola os dois verbos “ouvir” e “entender” aparecem em Mt.13,23 “O que foi semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e entende...” É na compreensão onde o discípulo que ouve dia a dia a Palavra de Jesus que se distingue dos outros que só a escutam ocasionalmente.

A Boa terra é o coração que ouve e compreende a Palavra; esta dá frutos. Esse desempenho é o trabalho da Palavra num coração acolhedor. Quem acolhe a Palavra tem a missão de fazê-la irradiar. Certa vez, alguém perguntou numa comunidade: “Jesus falou que devemos ser sal. Para que serve o sal?” Partilharam a questão e, no fim, encontraram mais de dez finalidades para o sal! Aí foram aplicar tudo isto à vida da comunidade e descobriram que ser sal é difícil e exigente. A parábola funcionou! O mesmo vale para a semente.

O Papa Francisco ao meditar sobre o tema diz: Nossa Senhora é o modelo perfeito de terra boa. Que ela nos ensine, com seu exemplo, a acolher a Palavra, protegê-la e fazê-la fecundar em nós e nos outros.