Ousadia de Jesus - Raul de Amorim

A A
11/03/2016 - 00:15

Jo. 7, 1-2.10.25-30

A pregação e as ações de Jesus criavam muitas divisões. Ele se torna uma pessoa indesejada pelas autoridades de Jerusalém, porque o seu agir denunciava as atividades deles em nome de Deus e da religião. A leitura de hoje é mais um exemplo desse confronto.

Jo. 7,1-2 = Estava próxima a festa das Tendas... Esta festa é também conhecida como “Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas”. Este evento se dava no final da colheita e das vindimas (colheita das uvas). O povo saía de suas casas e acampava em tendas durante sete dias. Era a festa mais alegre na qual o povo celebrava a presença de Deus e recordava suas origens e a peregrinação no deserto. (Lv. 23,34)

Jo. 7,10 = Mas depois que seus irmãos subiram para festa... É importante lembrar que os parentes de Jesus também não o compreendiam. (Jo. 7,5) As contradições vão se manifestando. Mesmo assim Jesus resolve ir à festa às escondidas. Jesus não muda o seu programa de ação. Sua ousadia brota da segurança de ser fiel ao Pai. O que pode acontecer?

Jo. 7,25-27 = Reconhecer o Messias e entender sua ação... Embora jurado de morte, a leitura deixa transparecer que Jesus anda livremente por Jerusalém pregando e ensinando. O povo se admira que ninguém das autoridades o tenham impedido e assim surgem os comentários: “Não é esse o que estão procurando para matar? Ele está aí falando abertamente e ninguém lhe diz nada! Será que as autoridades se convenceram que Ele é o Cristo?"

A presença de Jesus é sinal de contradição que vai revelando a face das pessoas. Nas conversas se argumentava que ninguém sabe de onde vem o Messias, e de Jesus todos conheciam. Aqui vem a pergunta: Será que conheciam de verdade a origem de Jesus? Não conheciam, porque não conheciam Deus como Pai. Jesus vem do Pai, mas não aceitam a revelação de Jesus.  Nesse sentido o povo acerta quando diz: “ninguém saberá de onde vem”.

Jo. 7,28-29 = Jesus, então falou bem alto... Jesus tenta explicar a sua origem. “Será que vocês me conhecem e sabem mesmo de onde eu sou?" O que o povo não sabe é a vocação e a missão que Jesus recebeu do Pai. Os ensinamentos e tradições religiosas oferecem segurança ao povo e as autoridades, mas não levam ao reconhecimento do Messias. Jesus diz: “Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. Eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi Ele quem me enviou.” Aí a coisa esquentou!

Jo.7,30 =  “Então trataram de prender Jesus. Mas ninguém lançou sobre as mãos, porque a hora dele ainda não tinha chegado”. No evangelho de João, quem determina a  “hora” não são as autoridades, mas o próprio Jesus. “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora, a hora de passar deste mundo para o Pai”. (Jo13,1)

Somos uma multidão de homens e mulheres que se dizem filhos e filhas de Deus. Entretanto falta a ousadia, a coragem e a fidelidade de Jesus na missão. Que o Senhor nos ajude a sermos mais autênticos em nossa vida de cristãos.