Orientações Missionárias - Raul de Amorim

A A
08/07/2016 - 00:15

Mt. 10,16-23

O capítulo 10 do Evangelho de Mateus traz o Sermão da Missão. Mateus reúne num único discurso várias frases e avisos de Jesus que explicam como esta missão deve ser executada e quais as dificuldades que ela traz consigo.

Hoje a leitura descreve as dificuldades da missão. Elas refletem a situação das comunidades cristãs do fim do século 1, perseguidas por parte de alguns grupos. O sofrimento maior, no entanto é que a perseguição não virá somente de fora, mas também de dentro da família.

Mt.10, 16-18: Eis que envio vocês como ovelhas no meio de lobos... Os “lobos” são as forças do mal, presentes em todos os setores da sociedade. São esquemas montados estrategicamente para perseguir e abafar a ação transformadora que o evangelho exige.

Cuidado com as pessoas! Porque elas entregarão vocês nos tribunais e os açoitarão em suas sinagogas. E vocês serão conduzidos à presença de governadores... Aqui temos dois tipos de acusação: Uma da parte das autoridades religiosas. Elas acusavam os cristãos no sinédrio, isto é, nos tribunais locais e os castigavam nas sinagogas. Outra, da parte das autoridades civis. Os cristãos tinham de comparecer diante de reis e governadores. Eram acusados de serem cidadãos rebeldes e desleais, por negar-se a reconhecer o imperador como divindade.

Diante dos desafios Jesus pede para agirmos com prudência e simplicidade. Cabe ao seguidor ser prudente para saber discernir o melhor modo de agir em cada situação, mas sem nunca perder a espontaneidade. Jesus faz ver o lado positivo de tudo isto: “Vocês podem dar testemunho de mim!”

Mt.10,19-20: Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados... Porque não serão vocês  de que falarão, mas o Espírito de seu Pai é que falará em vocês... A tarefa que os seguidores e seguidoras de Jesus estão recebendo mexe com interesses, seguranças e tradições. Para resistir é necessário espelhar-se naquele que nos enviou, e ter a convicção de que a missão é guiada pelo Espírito Santo.

Jesus não ilude ninguém, mas mostra a realidade. Quem conhece a história dos cristãos de ontem e de hoje sabe o quanto isso é verdadeiro.

Mt.10,21-22: O irmão entregará o irmão à morte, e o pai entregará o filho... E vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome... O mais doloroso é que a perseguição venha da comunidade, familiares e amigos. Às vezes o seguidor e seguidora de Jesus enfrenta a opção mais difícil de todas: entre obedecer à proposta de Cristo ou ser levado a seguir os “conselhos” de seus amigos ou familiares tipo: “Você é bobo! Trabalhar sem ganhar nada? Eu hein!”

Mt.10,23: Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra... A fuga nem sempre é resultado de covardia; pelo contrário, pode ser exigida pela prudência; o discípulo e a discípula devem poupar-se para a missão. Em alguns casos pode servir para a expansão missionária, como e encontramos exemplos no livro Atos dos Apóstolos.