O Pai está presente em mim... - Raul de Amorim

A A
18/03/2016 - 00:15

Jo. 10,31-42

Desde a quarta semana da Quaresma, os textos dos evangelhos são do evangelista João. Eles retratam a tensão dramática entre a revelação que Jesus faz do Pai e o fechamento das autoridades que se tornam cada vez mais impenetráveis à mensagem de Jesus.

Jo. 10,31-33: Os judeus pegaram pedras outra vez... Jesus é mais uma vez ameaçado de linchamento. A liberdade com que Ele falava e agia provocava demais seus inimigos a ponto de partirem para a violência física. Diante disso Jesus diz: “Eu mostrei a vocês muitas coisas boas que vêm do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?"

A resposta: “Não vamos apedrejar-te por causa de boas obras, mas por causa de blasfêmia (ofensa à divindade) tu és apenas um homem e te mostras como se fosses Deus.” A lei se torna um trunfo que eles sabem manipular para legitimar a acusação. (cf.Lv. 24,16) O perigo das religiões é o fanatismo, e o perigo dos religiosos está no contato direto que eles julgam ter com Deus.

Jo. 10,34-36: Por acaso, não é na Lei de vocês... Eles querem eliminar Jesus porque ele se faz passar por Deus e dizem que estão respaldados na Lei. Para responder, Jesus também recorre à Lei: “Por acaso, não é na Lei de vocês que está escrito: Eu disse: vocês são deuses? Ninguém pode anular a Escritura.” Jesus faz memória do salmo 82 versículo seis onde está escrito: “Vocês são deuses. São todos filhos do Altíssimo”. (Sl.82,6)

É interessante observar que o evangelista João coloca na boca de Jesus a expressão: “a lei de vocês” Porque não diz a nossa lei? Aqui transparece a ruptura entre judeus e cristãos naquele tempo, dois irmãos do mesmo pai Abraão... Mas isso está mudando!

Jo. 10,37-38: Ao menos acreditem nas obras que faço... Jesus torna a dizer que as obras que Ele faz mostram o quanto está unido ao Pai. E insiste: “Mas, se eu as faço, ainda que vocês não acreditem em mim, acreditem pelo menos em minhas obras.” Suas ações comprovam que é Deus quem age nele. Os seus adversários, no entanto, se fixam em doutrinas e fórmulas e não conseguem reconhecê-lo.

Jo. 10,39-42: Novamente querem matá-lo, mas Ele escapa... Apesar de toda explicação não houve nenhum sinal de conversão. Eles continuam com a idéia de eliminar Jesus. Sua morte está decretada, mas sua hora ainda não chegou. Jesus escapa novamente e atravessa o Jordão para o lugar onde João batizava. Assim mostra a continuidade de sua missão com a missão de João Batista. Ajudava o povo a entender a ação de Deus na história. O povo reconhece em Jesus aquele que João tinha anunciado.

Vamos pensar: Os judeus condenaram Jesus em nome de Deus, em nome da imagem que eles tinham de Deus. Já aconteceu de eu condenar alguém em nome de Deus e depois descobrir que eu estava errado?