Nascer para as coisas de Deus - Diácono Mario Braggio

A A
05/04/2016 - 00:15

Jo 3,7b-15

Nicodemos é um mestre fariseu profundo conhecedor da Lei e seu fiel praticante. Para ele, o cumprimento da Lei dá e garante a vida. Ele respeita Jesus como mestre e o considera superior (enviado de Deus). Observando a prática de Jesus e ouvindo seus ensinamentos, pensa que o seu objetivo se limita a “adaptar”, a “atualizar” a Lei. Engana-se. Jesus propõe-lhe (e a todos nós) algo absolutamente novo: “Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus”(Jo 3,3).

O que é nascer do alto? Nem mesmo todo o conhecimento acumulado de Nicodemos lhe permite entender o que Jesus quer dizer com isso; pensa tratar-se de renascer fisicamente, ou seja, do mesmo ventre que o havia gerado anteriormente... Na sua cabeça não há espaço para a boa nova e o seu coração está com a porta trancada pelo lado de dentro.

Nascer de novo é afastar-se de tudo que gera morte e assumir um programa de vida alinhado à vontade de Deus. É abandonar o orgulho, o egoísmo, a soberba, o ódio e colocar-se no seguimento de Jesus Cristo acolhendo, incluindo, compartilhando, servindo, numa palavra: amando. Trata-se de uma mudança radical.

Ao falar do vento, Jesus refere-se ao Espírito, que é ágil, livre, dinâmico e “sopra onde quer”. Ninguém pode aprisioná-lo e, tampouco, determinar quando ele vai agir. Quem nasce do Espírito torna-se capaz de praticar o bem sempre e em qualquer lugar.

Fixando o olhar na serpente de bronze colocada sobre um estandarte, aqueles que haviam sido picados por víboras se curavam (cf. Nm 21,8-9) evitando a morte repentina. Essa imagem remete a Jesus exaltado na cruz, todavia, do Salvador, advém a vida eterna.   

Nicodemos hoje tem vários nomes (inclusive o meu); ele é culto, engajado, diplomado e titulado; fala línguas, conhece a lei e muitas outras coisas, mas desconhece o sentido da partilha, do amor fraterno e do serviço gratuito e desinteressado proposto por Jesus. Mas – esta é uma boa notícia – ainda dá tempo de nascer para as coisas de Deus.