Nada de bolsa, de sacola e de sandálias - Diácono Mario Braggio

A A
18/10/2016 - 00:15

Lc 10,1-9

Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos e, assim como foi enviado pelo Pai, enviou-os, em duplas, à sua frente, a toda cidade e lugar onde ele próprio devia ir, dando-lhes as seguintes instruções: não levar bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimentar ninguém pelo caminho; ao entrar numa casa dizer: “a paz esteja nesta casa!”, e permanecer nela comendo e bebendo do que tiverem. Disse-lhes, também: “Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: “O Reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10,8-9). Sabedor do que os aguardava, afirmou: “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3).

A missão dos discípulos, a mesma e única missão do Senhor, era (e ainda é) repleta de desafios: desinteresse, dificuldades, obstáculos, rejeição e a própria morte. Era preciso que os discípulos permanecessem confiantes e preparados para lidar com as adversidades e perseverar na obra do anúncio do Reino.

Os missionários vivem a humildade, a pobreza e nada ostentam, contudo, são portadores de um verdadeiro tesouro: a Palavra que desperta, alegra, motiva, cura, pacifica e salva. Ao anunciarem a paz, anunciam a graça (cf. Rm 1,7), o próprio Cristo (cf. Ef 2,14). Entretanto, não se pode impô-la e nem obrigá-la. Há que ser acolhida com liberdade, pelo coração aberto e disponível, desejoso de ser ocupado por ela. Caso isso não ocorra, que não se perca tempo, pois os operários são poucos e a missão é grande e urgente.

Oposição e rejeição sempre haverá. Todavia, independentemente de como se manifestem e do desconforto que possam causar, não deverão demover os discípulos do principal objetivo da sua missão: o anúncio do Reino e a realização de ações concretas que denotam a sua presença (as curas das doenças, sobretudo dos marginalizados).

Ao anunciarem o Reino, assim como o Mestre, os discípulos fazem-se portadores dele, vivem-no. A prática das obras de misericórdia possibilita a cura de muitas doenças...