“Mestre, que eu veja” - Cônego Celso Pedro

A A
23/10/2015 - 22:30

TRIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Jr 31,7-9; Sl 126; Hb 5,1-6; Mc 10,46-52

Jesus perguntou ao cego de Jericó: “O que queres que eu te faça?” E o cego respondeu: “Que eu possa ver novamente”. E Jesus: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Discípulos que enxergam o Cristo como ele é e como ele quer ser visto seguem-no em sinceridade e verdade, sem falsificá-lo. Não seguem a própria imaginação e não fazem um Deus à sua imagem e semelhança.

Cada um de nós é chamado a batalhar neste seguimento de Jesus. Há opositores externos que atravessarão o nosso caminho, assim como há oposição dentro de nós mesmos que nos faz relutar no momento da entrega da própria vida. O cego de Jericó gritou: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. No “terço” bizantino, nossos irmãos do Oriente repetem centenas de vezes: “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim”. Ao dizer “Senhor Jesus Cristo”, ele entra em nós, atualiza a graça, sintoniza a sua vida com a nossa. A ação é muito mais dele do que nossa. Ao dizer “tende piedade de mim”, sai de nós o peso da má inclinação que entorta a nossa vida, e recuperamos o equilíbrio.

Não foi fácil para os discípulos perseverarem no seguimento de um Mestre crucificado, que insiste na necessidade de servir sem pretensões, servir gratuitamente até ao dom da própria vida para a salvação de todos, tanto que, na prisão de Jesus, todos fugiram.. O importante é que o discípulo queira ver como o cego de Jericó. “Mestre, que eu veja”. Ver e aceitar, recuperar a vista e seguir Jesus pelo caminho.

O resultado de uma comunidade formada por discípulos missionários que prestam serviço desinteressadamente é a congregação de cegos e aleijados, grávidas e parturientes, que de todos os lados chegam entre lágrimas e são recebidos e acolhidos entre preces pelo Pai que ouve o clamor: “Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel”. Na verdade, se a lei suprema é a salvação das almas, o grande serviço é a salvação de todos.