Manifestou-se a bondade de Deus - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
25/12/2016 - 00:15

Jo 1,1-18

Natal, tempo de festa, de uma grande festa celebrada em cinco momentos: Nasce para nós um Menino, que é homem e Deus. Nasce no seio de uma família, a Sagrada Família. A Mãe, Maria, é mãe de Jesus, que é uma só pessoa, e ao mesmo tempo Deus e ao mesmo tempo homem. Por isso, esta Mãe recebe o título de verdadeira Mãe de Deus. O Menino é visitado por pastores, que representam o povo de Israel, e por sábios do Oriente, os Três Reis Magos, que representam todos os povos. Por fim, decorridos trinta anos de vida oculta em Nazaré, o Menino, agora adulto, entra nas águas do rio Jordão, é batizado por São João Batista e, movido pelo Espírito Santo, dá início a seu ministério público. São as festa do Natal, Sagrada Família, Mãe de Deus, Epifania e Batismo. Todas elas celebram a encarnação do Verbo de Deus, que existia desde o princípio, estava com Deus e era Deus, fez-se homem e habitou entre nós.

À noite, ouvindo o profeta Isaías, vemos brilhar a luz da esperança que ilumina um povo confuso e humilhado. Nasce um Menino. Seu reino será grande e a paz não terá fim. O céu e a terra se alegram, canta o salmista; batem palmas o mar e tudo o que nele existe. Tito, o discípulo, aguarda que se realize o que esperamos e se manifeste a glória do Salvador. A glória se manifesta. São Lucas a vê no anúncio dos anjos aos pastores. Maria e José foram a Belém para o recenseamento, e Maria deu à luz o Salvador.

Na aurora, Isaias anuncia que o Salvador está chegando. A cidade onde ele nascer não será mais abandonada. O justo verá a luz, canta o salmista, e quem é reto sentirá muita alegria no coração. Tito vê a bondade de Deus que se manifestou e seu amor, que nos fez herdeiros da vida eterna. Os pastores vão a Belém ver o que aconteceu. Glorificam e louvam a Deus, enquanto Maria medita em seu coração tudo o que estava acontecendo com seu Filho, Jesus.  É São Lucas quem o conta.

Durante o dia e à tarde, agradecemos aqueles cujos pés anunciam a paz. Eles, diz Isaías, fazem a salvação chegar aos confins da terra. Por isso, toda a terra se alegra, canta o salmista, porque os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Meditando em tudo o que aconteceu no Natal, São João Evangelista escreve para a sua comunidade e para nós que a Palavra de Deus é o próprio Deus desde toda a eternidade. Ela veio morar em nosso mundo e nos revelou o íntimo de Deus. Quem vê Jesus vê a glória e o coração do Pai. Enfim, Deus nos fala por seu Filho, pelo qual o universo foi criado, diz a carta aos Hebreus.