Lição da Figueira - Raul de Amorim

A A
27/11/2015 - 00:15

Lc.21,29-33

O Evangelho traz as últimas recomendações do Discurso Apocalíptico. A leitura tem como finalidade responder a pergunta: “Mestre, quando é que vai acontecer isso, e qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?" (Lc. 21,7) Hoje Ele insiste em dois pontos: 1 - na atenção aos sinais dos tempos (Lc. 21,29-31) e 2 - na esperança baseada na firmeza da palavra de Jesus, que expulsa o medo e o desespero. (Lc.21,32-33)

Jesus dá o exemplo da figueira. É interessante lembrar que existem três árvores muito presentes na Bíblia: a figueira, a videira e a oliveira. A figueira, na maioria das vezes, é utilizada no sentido profético. A figueira no inverno perde totalmente suas folhas e fica com aparência de árvore seca e morta, mas ao se aproximar o verão, suas folhas reaparecem. Vamos ao texto.

“Observem a figueira e todas as árvores...” Jesus pede para olhar os fenômenos da natureza para aprender deles como ler e interpretar as coisas que estão acontecendo no mundo. O aparecimento de brotos na figueira é um sinal evidente de que o verão está chegando.

Os acontecimentos em nosso mundo estão querendo dizer alguma coisa... Como entender tudo isso? Consigo ler e interpretar? Fazer esse discernimento não é fácil. Uma pessoa sozinha não dá conta do recado. É refletindo juntos em comunidade que a luz aparece.

E a luz é esta: experimentar em tudo que acontece um apelo para a gente nunca se isolar, ficar com medo, mas manter o horizonte aberto e perceber em tudo que acontece uma seta que aponta para além dela mesma em direção ao futuro.

“Eu lhes garanto: Esta geração não passará antes de tudo isso aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Lc.21,32-33) Estas palavras de Jesus faz memória do livro do profeta Isaías: ...a erva seca, a flor murcha, quando sopra sobre elas o vento de Javé. Verdadeiramente, o povo é erva. A erva seca, a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus se realiza sempre. (Is.40,7-8)

Muita gente vê nestas palavras somente o chamado “fim dos tempos” e que Jesus voltará em breve... Para nós Jesus está em nosso meio. Ele mesmo disse: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20)  Ele está do nosso lado nas alegrias e tristezas. Mas a plenitude ainda não chegou. Esperemos esse dia perseverantes na missão.

A observação da figueira e de outras árvores reforça a convicção de que as palavras de Jesus conduzirão a comunidade diante das tribulações e ameaças na construção do Reino.