Jesus é o tesouro e a pérola - Diácono Mario Braggio

A A
23/08/2016 - 00:15

Mt  13,44-46

“Naquele tempo disse Jesus à multidão: ‘O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola’.” (Mt 13,44-46).

Jesus nunca deu uma definição precisa do Reinado de Deus, contudo, por meio de parábolas e de exemplos simples, ele nos dá as dicas para a sua compreensão. Desta vez ele no-lo apresenta como belo (pérola) e valioso (tesouro). Quem o encontra desfaz-se de tudo, pois se dá conta que o até então considerado importante e necessário, na realidade é relativo, secundário, não passa de bijuteria...  

O reinado de Deus não está “à venda”, não se pega emprestado, não é algo que se obtém em troca de uma promessa qualquer. Jesus é o tesouro e a pérola. Ele se deixa encontrar, mas é preciso procurá-lo. É preciso abrir mão do comodismo, do ritualismo, das conveniências, da zona de conforto que a alienação nos oferece. Quem o busca precisa esvaziar-se de si mesmo e abrir a porta do seu coração para que ele possa entrar e ser acolhido.

Não pode dizer “encontrei Jesus” quem não se decide, quem não opta de verdade por ele. Quem o faz, revisa e reorganiza toda a sua vida, gerando novas perspectivas e dando novo sentido a ela. Renasce como novo homem, como nova mulher; recomeça a viver com alegria uma nova vida.

Há pérolas e tesouros a serem descobertos na nossa família, no nosso trabalho e na Comunidade. Há tesouros escondidos dentro de nós mesmos que precisam ser descobertos, expostos, trazidos à luz, ao convívio, e utilizados. Quantos dos nossos irmãos sofredores, doentes, tristes e amargurados trazem pérolas verdadeiramente preciosas dentro de si... O que estamos esperando? Vamos ao seu encontro.