Jesus é o Messias - Raul de Amorim

A A
24/09/2015 - 11:30

Lc. 9,18-22

O evangelho de hoje volta ao tema sobre a identidade de Jesus. As palavras e ações de Jesus deixam o povo sem saber o que pensar a respeito da sua pessoa. O próprio governador Herodes manifestou interesse... Quem é esse homem? (Lc.9,7-9)  Na leitura de hoje é Jesus quem dirige a pergunta aos seus discípulos. Podemos também tentar responder a esse questionamento. Vamos mergulhar na leitura.

“Certa vez, Jesus estava rezando sozinho. Os discípulos estavam com ele. Então Jesus lhes perguntou: Quem as multidões dizem que eu sou? Eles responderam: João Batista, outros, Elias; outros dizem que um dos antigos profetas, que ressuscitou”. Lucas faz questão de colocar a importância da oração na vida de Jesus: (Lc. 3,21; 6,12; 9,29; 11,1; 22,32.39-46) É interessante observar que toda vez que Jesus deve tomar uma decisão importante ou mesmo para ter forças para cumprir a sua missão, Ele recorre à oração. Grande ensinamento!

Esse gesto de Jesus nos mostra a sua humanidade. No seguimento de Jesus, a oração sustenta a caminhada cristã. Rezar é deixar Deus iluminar nossa vida e nossas decisões de cada dia. Lembro aqui a frase de Santo Agostinho: “Para ser um bom orador é necessário ser um bom orante”. Continuemos a reflexão.

Não basta declarar e aceitar que Jesus é o Messias; é preciso rever a ideia a respeito do Messias. Messias é uma palavra hebraica que em grego significa “Cristos” (Ungido). Dizer que Jesus é o Ungido de Deus é acreditar que Ele foi escolhido para uma missão de construir uma nova história. Por isso Ele enfrenta aqueles que não querem essa transformação. Por isso vai sofrer, ser rejeitado e morto. Sua ressurreição será a sua vitória. Eis a razão da nossa fé.

A cruz de Jesus não foi um incidente, mas uma conseqüência. Precisamos ter consciência que a missão traz conflitos com os poderes estabelecidos, religiosos e políticos, que causam e sustentam a dominação e a injustiça. Quem quiser seguir Jesus na sua ação messiânica terá que renunciar às glórias do poder, precisará identificar-se com a sua proposta sabendo que pode ser desafiado a entregar a própria vida.

Acreditamos todos em Jesus. Mas uns entendem Jesus de um jeito, outros entendem de outro jeito. Qual é, hoje, o Jesus mais comum no pensar do povo?